Equine Disease Dental

doença periodontal eqüina , ou doença dental equina , é a causa mais comum de perda de dentes em cavalos. A domesticação , as dietas de grãos altamente processados ​​, confinamento e exposição mínima ao pastejo tem causado um aumento da doença periodontal em cavalos ao longo dos últimos cem anos. Doença dental Equine é facilmente prevenida por exames dentários regulares e pela compreensão dos sinais de desgaste dentário . Dental anatomia

Os cavalos têm 36 a 44 dentes permanentes , incluindo seis incisivos superiores e inferiores , três ou quatro pré-molares e três molares na mandíbula superior e inferior. Os dentes de um cavalo são longos para permitir a retificação constante de alimentos e são compostas principalmente de uma coroa de reserva enterrado profundamente abaixo da linha da gengiva . Ao contrário de seres humanos, os dentes de um cavalo continuar a crescer até a velhice até desgastado pela constante retificação de molares superiores e inferiores .
Causas

A causa mais comum de doença dental é o desalinhamento dos dentes ( má oclusão ) . Se os cavalos não são capazes de moer consistentemente para baixo os dentes como a coroa de reserva cresce, má oclusão pode se tornar um problema grave e causar impactação nas gengivas. Muitas vezes, a infecção pode ser causada por alimentação impactada ou placa sobre os dentes . Como um cavalo cresce, sua coroa de reserva pode esgotar-se , impedindo que o cavalo de mastigar corretamente.

Sintomas

doença dental em cavalos pode desenvolver -se lentamente com nenhum sintoma externo até que as complicações ocorrem , tais como gengivite (infecção das gengivas ), infecção das raízes dos dentes e infecções dos seios . Sinais para procurar :. Quidding (queda comida parcialmente mastigada ) , heliotoses ( mau hálito ), perda de peso , bits resistindo, balançando a cabeça , mordendo, salivação excessiva , problemas de comportamento e mudanças na consistência fecal
Tratamento

um veterinário deve ser chamado se um cavalo está exibindo sinais de doença dental. No caso de má oclusão, um arquivo ou cinzel é usado para arquivar abaixo todos os dentes longos ou pontiagudos. Se os dentes são afetados ou gravemente doente , o veterinário irá retirá-los . De acordo com a Associação Americana de Clínicos Equine , o uso de um raspador mão (arquivo) , sonda dental, solução de clorexidina 0,1 por cento e um picador de água alongado é usado para remover comida e detritos entre os dentes .

Prevenção /solução

doença dental Equine é facilmente evitável. Os veterinários devem realizar exames odontológicos duas vezes por ano , bem como , sempre que um cavalo está apresentando os sintomas da doença dental. Louisiana State University afirma que " Até 10 por cento de tempo de prática veterinária equina em os EUA envolve condições relacionadas dentários. " Cavalos de todas as idades devem ser examinados regularmente.