Qual é o melhor filtro caseiro para tanques de peixes

? Há muitas maneiras diferentes de construir um filtro para a água doce ou sistema de aquário de água salgada , mas há algumas diretrizes gerais a serem seguidas para fazer o filtro o mais eficaz possível . Filtros para aquário e sistemas de filtração deve remover grandes partículas , compostos orgânicos e produtos químicos, contaminantes biológicos (como parasitas e doenças ), e alguns produtos químicos inorgânicos indesejáveis. O melhor filtro vai fazer como muitas dessas coisas quanto possível , embora o custo pode ser uma preocupação. A remoção de partículas grandes

Os maiores resíduos particulados ( detritos ) tipicamente encontrados em um aquário de água salgada ou de água doce são restos de comida , excrementos de peixe, pedaços de plantas e algas , e os animais , ocasionalmente, mortas. Os detritos é facilmente capturada pelo filtro de malha , tais como aqueles feitos a partir de nylon ou algodão . Quanto maior for a área da superfície do filtro , mais detritos que pode capturar antes de precisar de ser limpo ou substituído . Incluir um grande filtro de detritos no seu projeto de filtro caseiro.
Compostos orgânicos dissolvidos

Carvão ativado granular (GAC) é um dos melhores meios de usar para remover matéria orgânica dissolvida compostos e alguns produtos químicos . GAC é amplamente utilizado para filtração e purificação de água e está disponível na maioria das lojas de aquário e online. Para um filtro caseiro, encher um saco de nylon com algumas colheres de GAC e permitir que a água passe através dele. Aquários de água salgada também fazer uso de um skimmer para remover compostos orgânicos dissolvidos . Skimmers funcionar através da mistura de bolhas de ar com a água e recolha das bolhas num copo na parte superior do filtro . Eles são muito eficazes para aquários de água salgada .
Química Filtração

Certos produtos químicos se acumulam no sistema do aquário ao longo do tempo e deve ser removido. Substituindo um pouco da água do aquário com água recém- preparada remove a maioria destes produtos químicos , no entanto , existem alguns métodos de filtragem que podem ajudar. Os peixes de água doce e aquários de água salgada excretam amônia, que é muito tóxico . Embora o aquário geralmente pode remover a amônia através de um processo chamado de ciclo do nitrogênio , alguns aquaristas adicionar bioballs ou leitos de areia profundos aos seus sistemas de filtragem para ajudar o ciclo junto. Bioballs são mais frequentemente utilizados com aquários de água doce e são bolas de plástico ou cerâmica , simplesmente com o aumento da área de superfície. Eles ajudam converter amónio em nitrito em nitrato, então , o que é menos tóxica para os peixes . Leitos de areia profundos são usados ​​em aquários de água salgada para ajudar a reduzir o nitrato e são simplesmente um 4 - . Ao leito de areia de 5 cm de profundidade no próprio aquário ou no sistema de filtração
Biológica Esterilização

Alguns aquaristas dar um passo extra para proteger os habitantes do aquário de doenças , parasitas e algas incômodo , incorporando um esterilizador ultravioleta (UV). A água passa por uma lâmpada de UV e a luz ultravioleta mata quaisquer microrganismos na água . Esterilizadores UV matar organismos benéficos , bem como, e nem todos os aquaristas empregá-los em seus sistemas de filtração .
Remoção de compostos inorgânicos

menos que você use a osmose inversa ou água destilada, produtos químicos inorgânicos , como o alumínio , cobre , fosfato, chumbo e mercúrio pode acumular-se na água do aquário . Na maioria das vezes , haverá apenas uma pequena quantidade destes compostos na água e que não representam um perigo para os habitantes do aquário . Algumas empresas fazem meios filtrantes especiais para remover coisas como fosfato e alumínio, mas muitos aquaristas se voltam para as plantas, algas e manguezais. As plantas e algas ocupam fosfato dissolvido e manguezais são conhecidos por atrair metais pesados ​​da água e substrato. Se possível, incluí-las no seu sistema de filtração.