Iluminação do aquário para plantas

Plantas vivas pode ser um ótimo complemento para o seu aquário. Mesmo aquaristas de nível iniciante deve ter problemas para levantar alguns dos musgos e samambaias mais resistentes que são amplamente ( e barata ) disponível. Mas mesmo os mais fáceis de cultivar plantas aquáticas têm algumas necessidades básicas, uma luz ser mais óbvio . Um sistema de iluminação que promove o crescimento de suas plantas de aquário não tem que ser intimidante ou caro. Iluminação fluorescente

Muitos entusiastas do aquário que cultivam plantas vivas usar lâmpadas fluorescentes convencionais. Eles emitem mais luz por watt que as lâmpadas incandescentes , não adicione calor descontrolada ao aquário , e fornecer o tipo de luz necessária para as plantas para sobreviver. Para melhor a luz solar aproximado , você pode obter um capuz aquário com duas luminárias e misture duas lâmpadas fluorescentes com diferentes " temperaturas de cor " . Por exemplo, uma luz azulada e uma luz amarelada. Isto irá cobrir mais do espectro de luz completo fornecida pelo sol.
Cresce luzes

crescer lâmpadas são lâmpadas que são projetados para ajudar o crescimento das plantas , e há algumas feitas especificamente para uso em aquários. A vantagem de utilizar lâmpadas de crescer contra iluminação fluorescente normal é discutível, mas muitos aquários e terrários keepers juram por eles . Grow lâmpadas para uso do aquário estão disponíveis como as lâmpadas de baixa potência incandescentes , lâmpadas fluorescentes, e --- projetos de matriz mais recentemente --- LED , que são super- baixa potência e proporcionar uma espécie distinta e crisp de iluminação.


luz natural ( luz solar )

luz solar natural é , obviamente, vai ser a melhor fonte de luz para qualquer coisa viva. Se você pode posicionar seu aquário para que ele seja bem iluminado por uma janela ou clarabóia para pelo menos metade do dia, você pode não precisar se preocupar com a iluminação do aquário -friendly planta em tudo. Um aquário plantado que recebe uma quantidade adequada de luz do sol , pode usar lâmpadas incandescentes regulares de baixo custo , em vez de crescer lâmpadas caras ou luminárias fluorescentes .
Valor

A pergunta " quanto luz é que o meu aquário precisa? " tem duas respostas : uma científica e uma prática. A resposta científica é fornecer entre um meio- watt e 1 watt de luz por cada litro de água em seu aquário. Este é considerado ideal para as plantas e os a maioria dos peixes . A resposta prática é ler as instruções de iluminação que acompanham o capô do aquário e segui-los. Nunca use uma lâmpada de potência maior do que o recomendado, pois isso pode causar derretimento ou queima de seus equipamentos aquário.

Duração

Muitos proprietários do aquário novatos cometem o erro de deixar suas luzes acesas 24 horas por dia , pensando que isso vai levar a um crescimento óptimo das plantas . Isso não é necessariamente verdade. O habitat mais benéfico para as plantas (assim como peixes) é aquele que imita o mundo natural , tanto quanto possível . Isso significa deixar o aquário durante a noite sem iluminação para simular a noite na selva. Desligar as luzes por até três dias em um momento também pode ser uma forma extremamente eficaz para conter o crescimento de plantas indesejadas --- por exemplo, explosões de algas. (Note que desligar as luzes por um período prolongado de batalha algas não é recomendado se você tem plantas decorativas em fase inicial de crescimento . ),
Preocupações espécie-específicos

Toda a planta tem um pouco diferentes necessidades de iluminação . Se você está plantando nada exótico ou incomum em seu aquário , faça uma pesquisa prévia para garantir que a planta será tolerante com a sua instalação de iluminação . Iniciantes devem cumpri- resistentes, tolerantes musgos e samambaias que podem ser substituídos de forma barata .