Que testes de água você realiza em seu novo aquário de água doce?

ph

O pH da água do seu aquário é uma medida de sua acidez ou alcalinidade. A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7 neutra. Um pH abaixo de 7 é ácido, enquanto um pH acima de 7 é alcalino. A maioria dos peixes de água doce prefere um pH entre 6,5 e 7,5.

amônia

A amônia é um gás tóxico que pode ser produzido pela quebra da matéria orgânica em seu aquário. Mesmo pequenas quantidades de amônia podem ser prejudiciais aos peixes, por isso é importante manter o nível de amônia em seu aquário o mais próximo possível de 0 ppm.

nitrito

O nitrito é outro composto de nitrogênio tóxico que pode ser produzido pela quebra da matéria orgânica. O nitrito também pode ser prejudicial aos peixes, por isso é importante manter o nível de nitrito em seu aquário o mais próximo possível de 0 ppm.

nitrato

O nitrato é o menos prejudicial dos três compostos de nitrogênio, mas ainda pode ser prejudicial aos peixes se os níveis forem muito altos. Os níveis de nitrato acima de 50 ppm podem começar a causar problemas para alguns peixes.

dureza geral (gh)

O GH da água do seu aquário é uma medida dos íons de cálcio e magnésio presentes na água. O GH é importante para o crescimento e desenvolvimento de ossos e escalas de peixes. A maioria dos peixes de água doce prefere um GH entre 8 e 12 dgh.

dureza carbonato (kh)

O KH da água do seu aquário é uma medida dos íons bicarbonato presentes na água. O KH é importante para tampentar o pH da água do seu aquário e impedir que ele se torne muito ácido. A maioria dos peixes de água doce prefere um KH entre 4 e 8 dkh.

Além desses testes, você também pode testar outros parâmetros como cobre, ferro e fosfato. Esses parâmetros podem ser importantes para a saúde de seus peixes e plantas, mas não são tão críticos quanto os parâmetros listados acima.