# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Alimentação de peixes
A Torá não afirma explicitamente se os tubarões são kosher ou não, mas existe uma tradição rabínica que afirma que os tubarões não são kosher porque são necrófagos e, portanto, não são considerados animais "puros". No entanto, há algum desacordo entre os rabinos sobre esta questão, e algumas autoridades argumentam que os tubarões podem ser kosher se forem capturados e preparados de uma determinada maneira. Em última análise, cabe a cada judeu decidir se quer ou não comer tubarão.
Razões pelas quais os tubarões podem não ser considerados kosher:
* Os tubarões são necrófagos e oportunistas, o que significa que comem tudo o que encontram, incluindo animais mortos e carniça. Isto pode tornar a sua carne impura e imprópria para consumo.
* Os tubarões são predadores e caçadores, o que significa que possuem dentes e garras afiadas que podem causar ferimentos aos humanos. Isto os torna perigosos e impróprios para consumo humano.
* Os tubarões vivem no oceano, que é considerado um ambiente salgado e impuro. Isto pode tornar a sua carne salgada e desagradável e, portanto, imprópria para consumo humano.
Argumentos a favor do status kosher dos tubarões:
* Alguns rabinos argumentam que os tubarões podem ser considerados kosher se forem capturados e preparados de uma determinada maneira. Por exemplo, eles devem ser capturados com anzol e linha, e suas barbatanas e órgãos internos devem ser removidos antes de cozinhar.
* Alguns rabinos argumentam que os tubarões são puros porque nascem de ovos e não apresentam deformidades físicas.
* Alguns rabinos argumentam que os tubarões só são considerados impuros se forem capturados de determinadas maneiras, como por meio de uma rede, ou se não forem preparados adequadamente.
Em última análise, a decisão de comer ou não tubarão é pessoal. Existem argumentos válidos a favor e contra o estatuto kosher dos tubarões, e cabe a cada judeu decidir o que é melhor para ele.