Como funciona o sistema digestivo dos golfinhos?

Os golfinhos têm um sistema digestivo especializado que lhes permite processar sua dieta de peixes, lulas e outras presas aquáticas. Aqui está uma visão geral de como funciona o sistema digestivo:

1. Boca e Dentes :Os golfinhos têm fileiras de dentes cônicos usados ​​para agarrar e rasgar suas presas. Eles não mastigam a comida, mas a engolem inteira.

2. Esôfago :O esôfago é um tubo muscular que conecta a boca ao estômago. Ajuda a transportar a presa engolida para o próximo estágio da digestão.

3. Estômago :Os golfinhos têm um estômago com quatro câmaras semelhante ao de alguns outros mamíferos. O primeiro compartimento do estômago, denominado estômago anterior, armazena alimentos temporariamente. O segundo, terceiro e quarto compartimentos contêm várias enzimas digestivas e ácidos que decompõem ainda mais as partículas dos alimentos.

4. Intestino Delgado :O alimento parcialmente digerido passa do estômago para o intestino delgado, que é o principal local de absorção de nutrientes. As enzimas do pâncreas, assim como a bile do fígado, ajudam a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas em componentes absorvíveis. A superfície interna do intestino delgado tem projeções semelhantes a dedos, chamadas vilosidades, e dobras microscópicas chamadas microvilosidades, que aumentam a área de superfície para absorção eficiente de nutrientes.

5. Intestino Grosso :Materiais não digeríveis e água passam do intestino delgado para o intestino grosso. Aqui, a água é reabsorvida e certas bactérias benéficas ajudam a fermentar a matéria orgânica restante.

6. Reto e ânus :Os resíduos indigestíveis são então armazenados no reto antes de serem expelidos pelo ânus.

É importante notar que os golfinhos, tal como outros mamíferos marinhos, têm uma elevada taxa metabólica e necessitam de uma quantidade significativa de alimento diariamente. Seu sistema digestivo se adaptou para processar e extrair com eficiência nutrientes de suas presas para atender às suas demandas energéticas.