# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Alimentação de peixes
A questão de saber se os tubarões devem ou não ser mortos se morder alguém é complexo, sem resposta fácil. Por um lado, os tubarões são animais selvagens que podem causar ferimentos graves ou morte. Por outro lado, os tubarões são uma parte importante do ecossistema marinho e desempenham um papel vital na manutenção de sua saúde.
Algumas pessoas acreditam que os tubarões devem ser mortos se mordem alguém, argumentando que é a única maneira de proteger a vida humana. Eles apontam para o fato de que os tubarões mataram centenas de pessoas no século passado e que o risco de serem atacados por um tubarão está aumentando à medida que as populações humanas crescem e invadem seus habitats naturais.
Outros argumentam que matar tubarões não é a melhor maneira de evitar ataques de tubarão. Eles apontam que a grande maioria dos tubarões não representa uma ameaça aos seres humanos, e que mesmo os tubarões que atacam os seres humanos geralmente o fazem porque são provocados. Eles argumentam que é possível reduzir o risco de ataques de tubarão, tomando precauções como nadar em áreas onde se sabe que há menos tubarões, evitando nadar em água escura e não usar jóias ou roupas brilhantes que possam atrair tubarões.
Por fim, a decisão de matar ou não um tubarão que mordeu alguém é complexo que deve ser tomado caso a caso. Os fatores a serem considerados incluem a gravidade do ataque, a probabilidade de o tubarão atacar novamente e o impacto potencial de matar o tubarão no ecossistema marinho.
Em alguns casos, pode ser necessário matar um tubarão que mordeu alguém para proteger a vida humana. No entanto, em outros casos, pode ser possível tomar outras medidas, como realocar o tubarão, para evitar ataques futuros sem ter que matar o animal.