Por que os tubarões comem plâncton?

Os tubarões são peixes grandes conhecidos por seus dentes afiados e comportamento predatório. Enquanto alguns tubarões comem plâncton, a maioria dos tubarões não.

O plâncton são organismos microscópicos que flutuam pela água e incluem coisas como algas, diatomáceas e zooplâncton. Eles são uma fonte de alimento para muitos peixes pequenos e outros organismos, mas normalmente não são uma importante fonte de alimento para os tubarões.

Existem algumas razões pelas quais os tubarões normalmente não comem plâncton. Primeiro, o plâncton é muito pequeno para a maioria dos tubarões comer. Os tubarões geralmente procuram presas maiores que são mais densas energéticas. Segundo, o plâncton não é muito nutritivo. Eles são baixos em calorias e proteínas, e não fornecem aos tubarões a energia necessária para sobreviver.

Algumas espécies menores de tubarão, como o tubarão e o tubarão -baleia, se alimentam de plâncton. Esses tubarões possuem adaptações especializadas em alimentação de filtro que lhes permitem filtrar grandes quantidades de água e capturar o pequeno plâncton. Esses tubarões são capazes de sobreviver no plâncton porque são capazes de filtrar enormes volumes de água e extrair os nutrientes de que precisam.

No geral, a maioria dos tubarões não come plâncton porque é muito pequena e não é muito nutritiva. No entanto, algumas espécies menores de tubarão têm adaptações especializadas que lhes permitem se alimentar de plâncton.