O que é uma teia alimentar?

Uma rede alimentar é uma rede de cadeias alimentares interconectadas, mostrando como a energia e os nutrientes fluem através de um ecossistema. Ele descreve as relações alimentares entre diferentes organismos, dos produtores (plantas) a consumidores primários, secundários e de nível superior (animais).

Em uma teia alimentar, cada organismo ocupa um nível trófico específico com base em seus hábitos de alimentação:

1. Produtores (autotróficos):são organismos que podem produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou quimiossíntese. As plantas são os principais produtores da maioria das teias alimentares terrestres, sintetizando a energia da luz solar através da fotossíntese.

2. Consumidores primários (herbívoros):os herbívoros são organismos que consomem apenas material vegetal. Eles se alimentam diretamente dos produtores, ocupando o segundo nível trófico. Exemplos incluem insetos, coelhos e veados.

3. Consumidores secundários (carnívoros):Carnívoros são organismos que se alimentam principalmente de herbívoros. Eles ocupam o terceiro nível trófico e incluem animais como raposas, lobos e muitas espécies de aves.

4. Consumidores terciários (principais carnívoros):os principais carnívoros estão nos níveis tróficos mais altos, normalmente atacando outros carnívoros ou herbívoros. Exemplos incluem leões, ursos polares e águias.

5. Decompadores:decompositores, como bactérias e fungos, quebram matéria orgânica e nutrientes de organismos mortos, liberando -os de volta ao meio ambiente. Eles ocupam os níveis tróficos finais.

As redes alimentares ilustram como a energia do sol flui através de vários níveis tróficos, pois os organismos se consomem. Cada nível trófico transfere apenas cerca de 10% da energia que recebe para o próximo nível; portanto, a energia é perdida à medida que move a teia alimentar. Isso limita o comprimento e a complexidade das redes alimentares.