Por que os tubarões -baleia comem plâncton?

Os tubarões-baleias comem plâncton porque são adaptados para alimentação de filtro , um método de consumir grandes quantidades de pequenos organismos da água. Aqui está o porquê:

* Estrutura de boca e guelra: Os tubarões-baleia têm bocas enormes e rakers branquiais, que são estruturas semelhantes a pente que agem como filtros. Essas estruturas filtram o plâncton da água enquanto o tubarão -baleia nada com a boca aberta.
* Abundância de plâncton: O plâncton, que inclui pequenos organismos como copépodes, krill e algas, são abundantes nas águas do oceano onde vivem os tubarões -baleia. Isso faz do Plankton uma fonte de alimento prontamente disponível e abundante.
* Requisitos de baixa energia: O plâncton é uma fonte de alimento de baixa energia, o que significa que os tubarões-baleia não precisam gastar muita energia para captá-la e digeri-la. Isso permite que eles cresçam em tamanhos enormes.
* Padrões de migração: Os tubarões -baleia geralmente migram para áreas onde ocorrem flores de plâncton, garantindo o acesso a uma fonte de alimento abundante.

Em essência, os tubarões-baleias são construídos para plâncton de alimentação de filtros, e sua fisiologia e comportamento evoluíram para tirar proveito dessa abundante fonte de alimento.