Como nasce o bebê tubarão?

Através do nascimento vivo (viviparidade): As fêmeas de tubarão dão à luz filhotes vivos, semelhantes aos humanos e outros mamíferos. Os embriões de tubarão em desenvolvimento recebem nutrição através de uma estrutura semelhante à placenta ou de um saco vitelino dentro do útero da mãe. Quando totalmente desenvolvidos, os bebês nascem como tubarões vivos.

Exemplos de espécies de tubarões vivos:
- Cação-espinhosa
- tubarão azul
- Grande tubarão branco
- Tubarões-martelo

Através da postura de ovos (oviparidade): Algumas espécies de tubarões põem ovos encerrados em caixas ou cápsulas protetoras. Esses ovos são depositados no fundo do oceano, presos a algas marinhas ou outros substratos. O embrião em desenvolvimento dentro do ovo recebe nutrientes do saco vitelino até eclodir e se tornar um filhote de tubarão totalmente formado.

Exemplos de espécies de tubarões que põem ovos:
- Tubarões enfermeira
- Tubarões-cação
- Tubarões-gato
- Tubarões inchados

Através da ovoviviparidade: Nas espécies de tubarões ovovivíparos, os ovos são fertilizados e se desenvolvem dentro do corpo da mãe, mas não recebem dela nenhum alimento direto. Os embriões dependem exclusivamente dos nutrientes armazenados na gema do ovo. Quando os ovos estão prontos para eclodir, a fêmea os libera na água e os bebês tubarões emergem.

Exemplos de espécies de tubarões ovovivíparos:
- Tubarão limão
- Tubarão de pontas pretas
- Tubarão Bonnethead
- Tubarão de Galápagos