Em geral, os tubarões não significam intencionalmente matar pessoas. Os ataques de tubarão geralmente são o resultado de uma combinação de fatores, incluindo:
- identidade equivocada: Os tubarões podem confundir os seres humanos com suas presas naturais, como focas ou leões -marinhos. Isso é especialmente verdadeiro na água escura, onde a visibilidade é limitada.
- Provocação: Os tubarões podem se sentir ameaçados se forem assustados ou provocados. Isso pode acontecer se os humanos nadarem muito perto dos tubarões, ou se fizerem movimentos repentinos.
- curiosidade: Os tubarões também podem estar curiosos sobre os seres humanos e podem abordá -los para dar uma olhada mais de perto. Às vezes, isso pode levar a um ataque se o tubarão se sentir ameaçado.
É importante observar que os ataques de tubarão são relativamente raros. De acordo com o Museu de História Natural da Flórida, houve apenas 61 ataques de tubarão não provocados em todo o mundo em 2021. Esse número é muito pequeno em comparação com os milhões de pessoas que nadam no oceano a cada ano.
Aqui estão algumas dicas para ajudá -lo a evitar ataques de tubarão:
- nadar em áreas onde os tubarões não são conhecidos por estarem presentes.
- Evite nadar em água escura.
- Não nade sozinho.
- Não faça movimentos repentinos.
- Não use jóias ou roupas brilhantes que possam atrair tubarões.
- Não alimente tubarões.
- Se você vir um tubarão, fique calmo e nade lentamente.