Como era o ambiente Triássico em comparação com o presente?

Clima

* Triássico: O período Triássico foi caracterizado por um clima quente e seco, com elevados níveis de dióxido de carbono e metano atmosféricos. A temperatura média global era cerca de 15 graus Celsius (59 graus Fahrenheit) mais quente do que hoje, e não havia calotas polares permanentes nos pólos.
* Presente: O clima atual é mais frio e úmido do que o período Triássico, com níveis mais baixos de dióxido de carbono e metano atmosféricos. A temperatura média global é de cerca de 14 graus Celsius (57 graus Fahrenheit) e existem calotas polares permanentes nos pólos.

Terras

* Triássico: O período Triássico viu a formação do supercontinente Pangéia, que era composto por todas as massas terrestres da Terra. A Pangeia era cercada por um único oceano chamado Pantalassa.
* Presente: A Terra atual é composta por sete continentes separados por oceanos. O maior continente é a Ásia, seguido pela África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Europa e Austrália.

Vida vegetal

* Triássico: O período Triássico foi dominado pelas gimnospermas, plantas sem flores que se reproduzem por meio de sementes. As gimnospermas mais comuns eram as coníferas, como pinheiros, abetos e abetos.
* Presente: Angiospermas, ou plantas com flores, são a vida vegetal dominante na Terra hoje. As angiospermas produzem flores, que são usadas para atrair polinizadores.

Vida animal

* Triássico: O período Triássico viu a ascensão dos dinossauros, que eram os animais terrestres dominantes. Outros animais que viveram durante o período Triássico incluíam os terapsídeos, que foram os ancestrais dos mamíferos, e os sinapsídeos, que foram os ancestrais dos répteis.
* Presente: Os mamíferos são os animais terrestres dominantes hoje. Outros animais que vivem na Terra hoje incluem pássaros, répteis, anfíbios e peixes.

Eventos de extinção

* Triássico: O período Triássico terminou com um evento de extinção em massa que matou cerca de 75% de todas as espécies vegetais e animais. A causa deste evento de extinção não é totalmente compreendida, mas pode ter sido causada por uma combinação de factores, tais como alterações climáticas, erupções vulcânicas e impactos de asteróides.
* Presente: A Terra atual está passando por um evento de extinção em massa causado por atividades humanas, como destruição de habitat, mudanças climáticas e poluição.