# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Habitats de peixes
Os biomas de água doce são incrivelmente diversos, então os tipos de abrigos encontrados dentro deles variam muito. Aqui estão alguns exemplos:
abrigos aquáticos:
* plantas aquáticas: Muitas plantas de água doce fornecem abrigo para organismos menores. Pense nas densas raízes dos carnudos, nas folhas submersas dos nenúfares da água ou nos caules emaranhados de ervas daninhas. Eles oferecem esconderijos de predadores e até criadouros para alguns peixes.
* Logs e ramificações: Árvores e galhos caídos submersos na água criam estruturas complexas. Eles oferecem sombra, esconderijo e potenciais pontos de fixação para algas e outros organismos.
* Rochas e cavernas: Rochas subaquáticas, fendas e até cavernas fornecem abrigo e proteção contra correntes e predadores.
* lama e areia: O fundo dos lagos e rios pode oferecer proteção para animais escavadores, como lagostins, caracóis e algumas espécies de peixes.
abrigos terrestres:
* árvores e arbustos: As bordas dos biomas de água doce são frequentemente alinhadas com árvores e arbustos. Eles fornecem sombra, abrigo de predadores e locais de nidificação para pássaros, mamíferos e répteis.
* tocas: Animais como castores, almíscares e até alguns anfíbios cavam tocas nas margens dos rios e córregos. Estes fornecem locais de proteção e nidificação.
* Logs e lixo de folha: Torros e folhas caídos se acumulam ao longo das bordas dos corpos de água doce, oferecendo abrigo e comida para insetos, répteis e pequenos mamíferos.
é importante lembrar que:
* tipos específicos de abrigos variarão dependendo do bioma de água doce específica. Um rio de fluxo rápido terá abrigos diferentes de um lago parado.
* A disponibilidade de abrigo afeta a diversidade de espécies encontradas em um bioma de água doce.
Deixe -me saber se você quiser aprender sobre biomas específicos de água doce e seus abrigos!