# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Saúde dos peixes
Sim, é possível que os peixes fiquem deprimidos após a perda de um companheiro. Os peixes podem formar laços sociais e relacionamentos com outros peixes da mesma espécie, e perder um companheiro ou companheiro próximo pode levá-los a um estado de luto ou depressão. Isto é especialmente comum em espécies territoriais ou sociais que formam fortes laços de pares.
Aqui estão alguns sinais de depressão em peixes:
* Perda de apetite
* Letargia
* Esconder-se ou retirar-se da interação social
* Atividade ou exploração reduzida do meio ambiente
* Permanecer no mesmo lugar por longos períodos
* Perda de cor ou vibração
* Aumento da suscetibilidade a doenças
Para ajudar seu guppy macho a lidar com a perda de sua companheira, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
* Considere comprar outro guppy fêmea. Isso pode lhe proporcionar companheirismo e reduzir a solidão. No entanto, é importante certificar-se de que a nova fêmea é compatível com o macho e que o seu aquário pode acomodar os peixes adicionais.
* Reorganize o tanque. Mudar o ambiente pode proporcionar ao homem uma sensação de novidade e distração, ajudando-o a se concentrar em coisas novas, em vez de na dor.
* Forneça muitos esconderijos. Se o homem se sentir estressado ou sobrecarregado, ter um lugar para se refugiar pode ajudá-lo a se sentir mais seguro.
* Aumente a interação. Passe algum tempo extra observando e interagindo com o guppy macho. Isso pode lhe proporcionar atenção e estímulo.
* Fique atento a sinais de doença. Os peixes que estão deprimidos podem tornar-se mais suscetíveis a doenças. Fique de olho no guppy macho e resolva quaisquer problemas de saúde imediatamente.
Se você está preocupado com o bem-estar do guppy macho, é uma boa ideia consultar um veterinário especializado em peixes ou um aquarista experiente para obter mais conselhos e assistência.