# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Tanques de peixes
É ótimo que você esteja prestando atenção ao comportamento de seu peixinho! Aqui estão algumas razões possíveis pelas quais seu peixinho está indo para o fundo do tanque e o que você pode fazer a respeito:
Razões possíveis:
* Falta de oxigênio: Se o seu tanque estiver superlotado ou tiver fraca filtração, os níveis de oxigênio podem ser baixos. Os peixinhos precisam de oxigênio adequado para sobreviver.
* Doença: Um peixinho doente pode ser fraco e incapaz de nadar adequadamente, levando -o a afundar no fundo.
* problemas de qualidade da água: Os níveis altos de amônia, nitrito ou nitrato podem fazer com que um peixe se sinta desconfortável e levá -los a permanecer no fundo.
* Temperatura: Os peixinhos preferem temperaturas mais frias da água. Se a água estiver muito quente, eles podem lutar para manter energia e afundar.
* Estresse: Um novo tanque, um ambiente desconhecido ou ser intimidado por outros peixes pode causar estresse, levando à inatividade e ao afundamento.
* VEIDA Idade: Os peixinhos mais antigos podem naturalmente ser menos ativos e gastar mais tempo na parte inferior.
O que fazer:
1. Verifique os parâmetros da água: Use um kit de teste de água para medir amônia, nitrito, nitrato, pH e temperatura. Objetivo para:
* Amônia:0 ppm
* Nitrito:0 ppm
* Nitrato:20 ppm ou menos
* Ph:6.5-7.5 (dependendo das espécies de peixinho)
* Temperatura:65-72 ° F (dependendo das espécies de peixinho)
2. Melhorar a filtração: Verifique se o seu filtro está funcionando corretamente e é dimensionado adequadamente para o seu tanque. Considere atualizar para um filtro mais forte, se necessário.
3. Alterar água: Realize mudanças regulares de água parcial (25-50% a cada semana) para remover o desperdício e manter uma boa qualidade da água.
4. Reduza a superlotação: Certifique -se de ter espaço suficiente para o seu peixinho. Se houver muitos peixes no tanque, considere adicionar mais espaço ou re -renovar alguns.
5. Observe os sinais de doença: Procure outros sintomas, como podridão, manchas brancas, letargia, perda de apetite ou dificuldade em nadar. Se você suspeitar da doença, procure ajuda veterinária para o seu peixinho.
6. Monitore a temperatura: Mantenha a temperatura da água consistente e confortável para suas espécies de peixinho.
7. forneça pontos de ocultação: Ofereça plantas, pedras ou cavernas para criar esconderijos para o seu peixinho, especialmente se estiverem estressados ou intimidados.
Nota importante: Se o peixinho estiver exibindo outros sinais de doença, como letargia, perda de apetite ou respiração trabalhada, é crucial procurar ajuda veterinária imediatamente.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a garantir que seu peixinho seja saudável e próspero.