# >> Animal de estimação > >> Pet Peixe >> tanques de peixes
Não é recomendado colocar um aquecedor diretamente em um tanque de peixes de acrílico. Aqui está o porquê:
* arranhando: Os aquecedores têm uma superfície áspera que pode riscar facilmente acrílico, comprometendo sua integridade e clareza estruturais.
* Estresse térmico: O acrílico se expande e contrai mais do que o vidro com alterações de temperatura. Um aquecedor pode criar aquecimento desigual, levando ao estresse no tanque e rachaduras em potencial.
* Distorção do calor: O calor de um aquecedor pode deformar ou distorcer o acrílico, especialmente se não for distribuído uniformemente.
* Problemas de adesão: Alguns adesivos usados em tanques acrílicos podem ser afetados pelo calor.
O que fazer em vez disso:
* Use um aquecedor submersível projetado para tanques acrílicos: Esses aquecedores são frequentemente feitos com uma superfície suave e resistente a arranhões e têm um design que minimiza a tensão térmica.
* Coloque o aquecedor em uma área dedicada: Encontre um ponto no fundo do tanque que esteja longe de qualquer ponto de arranhão em potencial ou use um suporte especificamente projetado para um aquecedor.
* Use um termostato: Isso ajudará a manter uma temperatura consistente, reduzindo o risco de choque térmico.
* Monitore o tanque: Inspecione regularmente o tanque quanto a quaisquer sinais de estresse ou dano e ajuste as configurações do aquecedor, conforme necessário.
Lembre -se: Sempre siga as instruções do fabricante para o aquecedor específico e seu tanque de acrílico.