# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Peixes de água doce
tubarões
Os tubarões têm um sistema respiratório único que lhes permite respirar debaixo d'água. Eles têm cinco a sete fendas branquiais de ambos os lados da cabeça, e cada uma dessas fendas é revestida com filamentos cobertos por pequenos vasos sanguíneos. À medida que a água passa sobre as brânquias, o oxigênio na água é absorvido pelos vasos sanguíneos e transportado por todo o corpo do tubarão.
golfinhos
Os golfinhos são mamíferos e, como tal, têm pulmões que usam para respirar o ar. No entanto, os golfinhos também podem prender a respiração por longos períodos de tempo, graças a várias adaptações que lhes permitem economizar oxigênio. Essas adaptações incluem:
* Uma grande capacidade pulmonar:os golfinhos têm pulmões que são cerca do dobro do tamanho dos pulmões humanos, o que lhes permite armazenar uma grande quantidade de oxigênio.
* Uma taxa metabólica lenta:os golfinhos têm uma taxa metabólica lenta, o que significa que eles não usam oxigênio tão rapidamente quanto outros animais.
* A capacidade de prender a respiração por longos períodos de tempo:os golfinhos podem prender a respiração por até 20 minutos, e algumas espécies podem até prender a respiração por até 30 minutos.
Quando um golfinho surge para respirar, é preciso um respiração rápida e depois mergulhará imediatamente debaixo d'água. Os pulmões do golfinho estão localizados no topo do corpo; portanto, quando ele surge, pode respirar sem ter que levantar a cabeça para fora da água.