# >> Animais de estimação > >> Peixes de estimação >> Peixes de água doce
Os peixes de água doce enfrentam um desafio constante:seus corpos estão mais concentrados com sais dissolvidos do que a água circundante. Isso significa que a água tende a fluir * para seus corpos, fazendo com que eles inchem. Para superar isso, eles desenvolveram vários mecanismos para manter o equilíbrio hídrico:
1. Bebendo muito pouca água: Ao contrário do peixe de água salgada, os peixes de água doce bebem muito pouca água. Na verdade, eles confiam na água que entra em seus corpos através da osmose.
2. Produzindo grandes quantidades de urina diluída: Para se livrar do excesso de água, os peixes de água doce produzem grandes quantidades de urina muito diluída. Isso ajuda a liberar o excesso de água e a manter sua concentração de sal.
3. Sais absorventes ativamente: Os peixes de água doce absorvem ativamente os sais de seu ambiente através de suas brânquias. Isso os ajuda a reabastecer os sais perdidos pela urina e a manter seus níveis internos de sal.
4. Células especializadas em brânquias: Suas brânquias têm células especializadas chamadas células de cloreto Isso bombeia sais ativamente da água para a corrente sanguínea, aumentando ainda mais a absorção de sal.
5. Área de superfície limitada: Os peixes de água doce têm uma área de superfície menor em comparação com os peixes de água salgada, reduzindo a quantidade de água que pode entrar em seus corpos através da osmose.
Esses mecanismos trabalham juntos para garantir que os peixes de água doce mantenham um ambiente interno estável, apesar do constante influxo de água do ambiente.