Qual substância é responsável pela cor vermelha em algas?

A cor vermelha nas algas é atribuída principalmente a um grupo de pigmentos chamados fitoerythrin. A fitoeritrina pertence à classe de ficobiliproteínas, complexos proteicos que atuam como pigmentos de colheita de luz acessórios em certas algas e cianobactérias.

A fitoerythrina aparece vermelha porque absorve a luz principalmente na região azul-esverdeada do espectro (atingindo um pico em torno de 495 nm de comprimento de onda) e reflete a luz vermelha. Esse pigmento desempenha um papel na fotossíntese, capturando com eficiência energia luminosa da parte azul-esverdeada do espectro e transferindo-a para a clorofila A, o pigmento fotossintético primário. Ao maximizar a absorção da luz, a fitoeritrina permite que as algas fotossintetizem com eficiência em águas profundas ou em ambientes sombrios, onde a luz azul esverdeada penetra razoavelmente bem.

Juntamente com a fitoericrina, outras ficobiliproteínas, como a ficocianina (aparecendo azul) e aloficococanina (aparecendo verde-azulada) também contribuem para as cores vibrantes observadas em diversas espécies de algas.