Como são os peixes quando dormem?

Os peixes não dormem no sentido tradicional que os humanos e outros animais terrestres fazem. Em vez disso, os peixes passam por um estado de atividade reduzida e uma redução da capacidade de resposta conhecida como "repouso" ou "quiescência". Os comportamentos e posturas específicos associados ao sono podem variar entre diferentes espécies de peixes. Aqui estão as características comumente observadas nos peixes durante os períodos de descanso:

1. Atividade reduzida:durante o descanso, os peixes geralmente exibem atividade locomotora reduzida e movimento geral. Eles podem permanecer parados na água, no substrato ou dentro de uma área protegida.

2. As postagens oculares:muitas espécies de peixes exibem alterações na posição dos olhos durante o descanso. Alguns peixes se retiram ou cobrem os olhos com uma membrana protetora conhecida como membrana nictitante, ou terceira pálpebra. Outros podem fechar parcialmente ou rolar os olhos para trás.

3. Motamentos operculares diminuídos:Opercula de uso de peixes (tampas de guelra) para mover a água sobre suas brânquias para respiração. Durante o descanso, os movimentos operculares podem desacelerar ou se tornar menos frequentes, indicando taxa metabólica reduzida e respiração.

4. Alterações de cor:Alguns peixes exibem mudanças de cor ao descansar. Essas mudanças podem envolver escurecimento ou clareamento da pigmentação da pele ou a aparência de padrões e marcações específicas associadas ao descanso.

5. Posicionamento alterado:Certas espécies de peixes podem assumir posições ou posturas específicas durante o sono ou descanso, como deitado no substrato, a cabeça em repouso - ou se alterando em fendas ou vegetação.

6. Respostas reduzidas:Os peixes podem exibir uma redução de capacidade de resposta a estímulos externos durante o descanso. Eles podem não reagir tão rápido ou vigorosamente para tocar, luz ou outros distúrbios.

7. Taxa metabólica reduzida:os peixes em repouso normalmente entram em um estado de metabolismo reduzido, conservando energia e minimizando o consumo de oxigênio.

É importante observar que nem todas as espécies de peixes exibem todas essas características durante o descanso, e os padrões específicos podem variar dependendo das espécies, condições ambientais e outros fatores.