Muitas vezes é difícil dizer onde termina um bioma e começa outro porque os biomas não têm limites claros. Em vez disso, eles fazem a transição gradual de um bioma para outro. Isso ocorre porque as condições ambientais que determinam um bioma, como clima, solo e vegetação, mudam gradualmente ao longo do espaço.
Por exemplo, um bioma florestal pode fazer a transição gradual para um bioma de pastagem à medida que o clima se torna mais seco. À medida que a quantidade de chuva diminui, as árvores ficarão menores e mais esparsas e a grama se tornará mais abundante. Eventualmente, a floresta dará lugar a pastagens.
Outro exemplo é a transição entre um bioma tundra e um bioma floresta boreal. À medida que o clima esquenta, a tundra começará a derreter e as árvores começarão a crescer. A tundra fará gradualmente a transição para uma floresta boreal à medida que as árvores se tornam mais abundantes.
A transição gradual entre biomas pode dificultar a determinação exata de onde termina um bioma e começa outro. Porém, ao compreender as condições ambientais que determinam um bioma, podemos ter uma ideia geral de onde termina um bioma e começa outro.