Como os cães da pradaria mecanicamente se mexem?

Os cães da pradaria não se meteiam mecanicamente.

Embora sejam conhecidos por sua extensa escavação, que pode alterar a paisagem, eles não quebram diretamente as rocha através do intemperismo mecânico.

Aqui está o porquê:

* sua escavação está principalmente no solo: Os cães da pradaria são adaptados à cavação em solo macio e solto, não em hard rock.
* seus dentes não foram projetados para quebra de rocha: Seus dentes são projetados para mastigar vegetação, não para moer ou chocar rocha.
* sua escavação não expõe diretamente a rocha: Eles não criam fendas ou rachaduras em rocha que permitiriam cunhadas de geada ou outras formas de intemperismo mecânico.

intemperismo mecânico envolve forças físicas que quebram rochas, como:

* cunha de geada: A água congela em rachaduras, expande e amplia a rachadura.
* Abrasão: Rochas esfregam um contra o outro, desgastando -as.
* Raiz cunha: As raízes das plantas crescem em rachaduras e quebram a rocha.

Enquanto os cães da pradaria não se destacam diretamente, suas atividades de escavação podem afetar indiretamente os processos de intemperismo por:

* Expondo o solo: Suas tocas expõem o solo aos elementos, aumentando a taxa de erosão e potencialmente descobrindo as rochas subjacentes.
* Alteração de drenagem: Sua escavação pode alterar os padrões de fluxo de água, potencialmente levando ao aumento da erosão e exposição da rocha.

No entanto, esses efeitos são indiretos e não são os principais cães da pradaria afetam a paisagem.