Nightjars são aves de tamanho médio que são mais ativas à noite. Eles são encontrados em uma ampla variedade de habitats, incluindo florestas, bosques, pastagens e desertos. Nightjars são tipicamente noturnos, mas algumas espécies são crepusculares, o que significa que são ativas ao amanhecer e ao anoitecer.
Nightjars têm asas e caudas longas e voam em um vôo rápido e errático. Eles têm olhos e orelhas grandes, o que os ajuda a caçar insetos no escuro. Nightjars normalmente pousam em um galho ou no chão e esperam que a presa chegue. Quando avistam uma presa, eles descem e a pegam com o bico.
Nightjars não estão intimamente relacionados com nenhum outro grupo de aves. Acredita-se que eles estejam mais intimamente relacionados com os noitibós-corujinhas, que são um pequeno grupo de pássaros encontrados na América do Sul.
Existem cerca de 90 espécies de nightjars em todo o mundo. Eles são encontrados em todas as partes do mundo, exceto na Antártida. Algumas das espécies mais comuns de nightjars incluem:
* Noitibó comum (_Caprimulgus europaeus_):Esta espécie é encontrada na Europa, Ásia e Norte da África. É um pequeno noitibó, com envergadura de cerca de 30 cm.
* Noitibó americano (_Caprimulgus vociferus_):Esta espécie é encontrada na América do Norte. É um noitibó maior que o noitibó comum, com envergadura de cerca de 40 cm.
* Noitibó Ruivo (_Caprimulgus ruficollis_):Esta espécie é encontrada na América do Sul. É um noitibó de tamanho médio, com envergadura de cerca de 35 cm.
Nightjars geralmente não são ameaçados pela atividade humana. No entanto, algumas espécies estão a sofrer perda e fragmentação de habitat, o que poderá ameaçar as suas populações no futuro.