É importante esclarecer:"besouro" refere -se a uma família de besouros, não apenas uma espécie específica. Portanto, embora existam diferenças gerais entre besouros de veado masculino e feminino, pode haver algumas variações, dependendo das espécies exatas.
Aqui está um colapso das principais diferenças:
machos:
* mandíbulas grandes (mandíbulas): Essa é a diferença mais óbvia. Os besouros masculinos têm mandíbulas grandes e proeminentes que eles usam para lutar contra outros homens por território e parceiros. As mandíbulas podem ser incrivelmente grandes e impressionantes, às vezes até mais longas que o corpo do besouro.
* Tamanho: Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas.
* pronotum: O pronoto (a placa em forma de escudo que cobre o tórax) é frequentemente maior e mais proeminente nos homens do que nas fêmeas.
fêmeas:
* mandíbulas menores: Os besouros do veado têm mandíbulas muito menores em comparação com os homens. Eles precisam deles para cavar a madeira para colocar ovos, não para lutar.
* tamanho menor: As fêmeas são geralmente menores que os homens.
* pronotum: O pronoto é frequentemente menos proeminente do que nos homens.
As principais coisas a serem lembradas:
* nem todos os machos têm grandes mandíbulas: Embora seja uma característica comum, alguns besouros de veado do sexo masculino podem ter mandíbulas relativamente menores, dependendo da espécie e da idade.
* As diferenças podem ser sutis: Em algumas espécies, as diferenças entre homens e mulheres podem ser bastante sutis.
Se você estiver interessado em identificar uma espécie específica, precisará fazer algumas pesquisas sobre essa espécie em particular para ter certeza das diferenças.