Os pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) são conhecidos por seu comportamento reprodutivo único. Eles põem seus ovos durante a parte mais fria do inverno antártico. Os machos carregam e incubam os ovos nas patas, cobertos por uma bolsa de criação, enquanto as fêmeas vão para o mar para se alimentar e engordar.
Os pinguins-imperadores constroem seus ninhos na forma de "amontoados", que são grupos compactados de indivíduos que se amontoam em busca de calor e proteção contra o clima extremo da Antártica. Esses grupos podem variar em tamanho, de algumas dezenas a vários milhares de pinguins.
Dentro dos grupos, os pinguins-imperadores criam ninhos individuais usando neve e gelo. Eles escavam uma depressão rasa na neve e a forram com penas, formando um ninho tosco, mas eficaz, para guardar seus ovos. Os ninhos têm normalmente de 25 a 30 centímetros de diâmetro e apenas alguns centímetros de profundidade.
É importante notar que os pinguins-imperadores são as únicas espécies de pinguins que põem ovos durante o inverno. A maioria das outras espécies de pinguins se reproduz durante os meses mais quentes do verão.