Características dos seres vivos
Os biólogos criaram uma lista de características que se aplicam a todos os seres vivos, de bactérias a baleias azuis. Essas características são:
1. coisas vivas são feitas de células. Todos os seres vivos, sejam eles consistem em uma única célula, como uma bactéria, ou muitas células como se os humanos são compostos de células.
2. Coisas vivas se reproduzem. Todos os seres vivos fazem mais de si mesmos. Na reprodução assexual, como visto em bactérias e em alguns outros organismos, um pai solteiro passa por suas informações genéticas para seus filhos. Na reprodução sexual, que ocorre em plantas e animais, dois pais contribuem com informações genéticas para seus filhos.
3. Os seres vivos são baseados em um código genético universal. Todos os seres vivos usam DNA (ácido desoxirribonucleico) como seu código genético. O DNA é uma molécula que armazena e transmite informações genéticas. Ele contém as instruções de que a célula precisa fazer proteínas, as moléculas que realizam as atividades da célula.
4. As coisas vivas crescem e se desenvolvem. À medida que crescem, os seres vivos aumentam de tamanho. Durante o desenvolvimento, eles mudam de forma e estrutura. Uma borboleta, por exemplo, começa como uma lagarta, forma uma pupa e finalmente surge como uma borboleta.
5. Os seres vivos respondem ao seu ambiente. Os seres vivos são capazes de sentir e responder ao seu ambiente. Por exemplo, as plantas crescem em direção à luz e os animais fogem do perigo.
6. Os seres vivos mantêm a homeostase. A homeostase é a capacidade de um organismo de manter o equilíbrio interno. Por exemplo, os seres humanos mantêm uma temperatura corporal constante, apesar das mudanças no ambiente externo.
7. Os seres vivos absorvem e usam energia. Todos os seres vivos precisam de energia para realizar suas atividades. As plantas recebem sua energia do sol através da fotossíntese. Os animais recebem energia comendo plantas ou outros animais.
8. coisas vivas produzem resíduos. Os produtos do metabolismo, ou as reações químicas que ocorrem dentro das células, são resíduos. Os seres vivos devem remover esses resíduos para permanecer vivo.
9. Coisas vivas se reproduzem. Todos os seres vivos se reproduzem para criar filhos e garantir a sobrevivência de suas espécies.
10. As coisas vivas evoluem com o tempo. Devido à variação genética e à seleção natural, as populações de organismos mudam ao longo do tempo em um processo chamado evolução. A seleção natural é o processo pelo qual certas características hereditárias melhoram a chance de um organismo sobreviver e se reproduzir em seu ambiente.
Todos os seres vivos compartilham essas características. Eles são o que tornam as coisas vivas únicas e diferentes das coisas não-vivas.