Por que os focas estão ameaçados?

Existem vários fatores que contribuem para a ameaça de focas em todo o mundo:

1. Caça e caça furtiva:
- Historicamente, as focas eram caçadas por seu pêlo, óleo e carne. Enquanto a caça às focas comerciais foi regulamentada ou proibida em muitos países, ainda ocorrem caça e caça ilegal.

2. Perda de habitat:
- À medida que as populações e as indústrias humanas se expandem, os habitats do selo são invadidos ou degradados. Desenvolvimento costeiro, poluição e atividades humanas interrompem os terrenos naturais de criação e alimentação.

3. Mudança climática:
- Mudança de padrões climáticos, o aumento do nível do mar e o derretimento do gelo do mar afetam os habitats de focas. Por exemplo, a perda de gelo do mar do Ártico reduz as plataformas de nascimento e enfermagem de certas espécies de focas.

4. Bycatch:
- As focas podem ficar emaranhadas e afogadas em equipamentos de pesca, como redes, armadilhas e linhas longas, quando acidentalmente pegam peixes que se alimentam. Isso é referido como "Bycatch".

5. Doença e parasitas:
- Doenças infecciosas e parasitas podem se espalhar por populações de focas, levando a declínios populacionais. Fatores como mudanças climáticas e estresse associadas às atividades humanas podem tornar os selos mais suscetíveis a doenças.

6. Conflito Human-Wildlife:
- Algumas populações de focas enfrentam conflitos com a pesca enquanto competem pelos estoques de peixes. Os focas também podem ser mortos em defesa das operações de aquicultura ou pesca.

7. Poluição e produtos químicos:
- O acúmulo de poluentes e produtos químicos nocivos no ambiente marinho pode ter efeitos tóxicos nos selos e interromper seu sucesso reprodutivo e saúde geral.

8. Poluição sonora:
- Aumentar o ruído subaquático de atividades humanas como transporte, construção e atividades militares pode interromper a comunicação, a navegação e o comportamento de forrageamento dos selos.

As espécies de focas ameaçadas incluem o selo de monge Mediterrâneo, o selo de monge havaiano, o selo anel de Saimaa e o selo do monge do Caribe. Os esforços de conservação se concentram na proteção de habitats, regulando a caça, reduzindo a captação, combatendo a poluição e aumentam a conscientização sobre a importância da conservação do selo.