A colectomia subtotal em Gatos

A colectomia subtotal é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar casos avançados de megacólon felino . A colectomia subtotal remove uma parte do intestino grosso de um gato, e é usado como um último recurso se outros tratamentos megacólon não são eficazes. Um estudo de 1990 , realizado pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis , confirmou que a função intestinal relativamente normal retornou em quatro gatos que foram submetidos a uma colectomia subtotal , tornando este procedimento uma opção viável para a gestão de megacólon . Significado

Megacolon ocorre quando intestino grosso de um gato se expande e torna-se impactado com material fecal duro que ele não pode passar . Pet Education.com relata que a causa de megacólon nunca é determinado em cerca de dois terços de seus casos; há especulações de que esses casos são causados ​​por uma anormalidade inerente no tecido músculo liso do cólon. No outro um terço dos casos , megacólon pode ser causada por um estreitamento fractura na área pélvica do gato , uma lesão do nervo , espinal medula deformidade , cancro ou inflamação .
Tratamento

Mar Vista animal Medical Center informa que uma colectomia subtotal oferece uma " solução permanente " para megacólon . O tratamento inicial de megacólon envolve internação, terapia intravenosa e enemas administrado - veterinários para remover as fezes impactadas . Os gatos também são alimentados com dietas de todos os de carne e prescrita medicação para amolecimento das fezes para manter os movimentos intestinais regulares . Se estes métodos se revelarem ineficazes , a colectomia subtotal remove a parte comprometida do intestino grosso e restaura eliminação regular.

Considerações

A colectomia subtotal restaura um " estilo de vida de baixo de manutenção " para o gato e seu dono, afirma Mar Vista. Uma vez que a parte doente do cólon é retirada , não deve haver mais necessidade de que os medicamentos ou freqüentes viagens ao veterinário para a terapia de hidratação e enemas. Mar Vista também relata que os gatos ajustar bem após a cirurgia e , como discutido por UC Davis escola veterinário, na maioria dos casos a função intestinal normal é restaurado pela colectomia subtotal.

Efeitos

Os efeitos colaterais mais comuns de uma colectomia subtotal são fezes moles e (às vezes) diarreia que pode durar várias semanas ou meses. Em 80 por cento dos gatos que sofrem uma colectomia subtotal , a matéria fecal geralmente retorna para uma consistência normal . Os 20 por cento restantes de gatos que continuam a sofrer de fezes soltas precisará consumir uma dieta especializada pelo resto de suas vidas para reduzir a produção de matéria fecal , explica Mar Vista.

Avisos

Embora a colectomia subtotal é um procedimento de grande sucesso que vem com um baixo risco de efeitos colaterais, Mar Vista adverte que é uma grande cirurgia e não sem complicações graves em casos raros. Uma grande quantidade de bactérias vivem no cólon e pode vazar da incisão esquerda no resto do cólon e causar infecção , peritonite ou até mesmo a morte

O gato pode também tornar-se anoréxica após a cirurgia ; . É só suportou grande cirurgia e pode não querer comer. Isso é compreensível, por alguns dias , mas o felino deve ser alimentado força se ele se recusou a comer por cinco dias. Em alguns casos , Mar Vista aconselha um tubo de alimentação é necessário administrar a recuperação gato nutrição adequada .

Por último , o local da cirurgia no cólon vai ter uma cicatriz . Caso esta cicatriz causar uma constrição ou estreitamento , do intestino remanescente, o gato pode precisar se submeter a uma segunda cirurgia para remover o pedaço restrito de cólon e restaurar passagem fecal normal, mais uma vez.