GI linfoma em gatos

linfoma gastrointestinal é um dos muitos tipos diferentes de linfomas que podem afetar gatos. Linfoma GI é efectivamente um termo que pode ser usado para descrever um grupo colectivo de órgãos atingidos por linfoma , incluindo mas não se limitando aos nódulos linfáticos , o fígado, o estômago, o intestino delgado ou o cólon . Quando linfoma GI ocorre , pode significar o cancro afecta um ou todos estes órgãos . Dr. Kimberly Cronin de PetPlace.com observa que o linfoma gastrointestinal é a forma mais comum de linfoma que afeta gatos nos Estados Unidos . Causas

Geralmente, a causa de qualquer tipo de câncer felino é desconhecida. Linfoma gastrointestinal felino não é excepção e pode ocorrer por vários motivos, incluindo fatores ambientais, como pesticidas ou os tipos de alimentos que o gato comeu . Veterinário Arnold Plotnick de Manhattan Cats observa que a infecção por certos vírus , como o vírus da imunodeficiência felina (FIV) , também podem contribuir para o desenvolvimento de linfoma GI .

Sintomas

Muitos dos sintomas do linfoma GI são relacionados ao trato gastrointestinal e podem incluir problemas como vômitos ou diarréia. O gato afetados também podem sofrer de perda de apetite , o que , posteriormente, levar à perda de peso. O linfoma também podem causar inchaço dos gânglios linfáticos , embora estes podem ou não ser perceptível para o proprietário. Outros sintomas podem incluir alterações de comportamento , tais como letargia , aumento da sede , dificuldade em respirar e aumento da frequência urinária .
Diagnóstico

Há um grande número de doenças em potencial que pode causar os sintomas do linfoma GI em gatos , pois pode ser necessário vários testes para descartar essas outras causas potenciais . Uma vez que há suspeita de linfoma gastrointestinal, o gato vai passar por vários testes de diagnóstico, incluindo um hemograma completo e exame de sangue , um exame de urina e raios-x ou ultra-som . Dr. Kimberly Cronin acrescenta que o gato afetado também pode passar por uma biópsia dos tecidos afetados ou a medula óssea , os quais são feitos para ver como o câncer está avançado .
Tratamento

a quimioterapia é um dos principais opções de tratamento para gatos com linfoma GI . Fármacos quimioterapêuticos são dadas ao longo de várias semanas, e podem incluir medicamentos, tais como a ciclofosfamida , doxorrubicina , vincristina e prednisona . No caso de linfoma gastrointestinal localizada, a terapia de radiação pode ser também uma opção . Por fim , os gatos que têm maior, tumores acessíveis podem ser capazes de sofrer a remoção cirúrgica destes tumores .
Prognóstico

O prognóstico para um gato afetado por linfoma gastrointestinal irá variar com base em vários factores , incluindo a idade e saúde geral do gato , o percurso de tratamento e a gravidade do cancro . Alguns gatos podem sobreviver por mais de dois anos ou mais com o sucesso do tratamento , enquanto outros gatos podem sobreviver por 10 meses ou , em alguns casos apenas algumas semanas .