Perigos xilitol para Animais de Estimação

O xilitol é um substituto do açúcar encontrado em produtos isentos de açúcar e baixo teor de carboidratos . É perigoso para os cães porque afeta seu metabolismo de forma diferente do que a dos seres humanos ; ele pode causar níveis de açúcar no sangue a cair rapidamente , o que é conhecido como a hipoglicemia . Veterinários sugerem manter o produto longe de todos os animais de estimação, e entrar em contato com eles imediatamente se houver suspeita de ingestão. Os perigos podem variar em duração e severidade , dependendo de quão alto o nível de toxicidade .
Vômitos e diarréia

O vômito é induzido , se o tratamento é procurado logo após a ingestão , e isso não é necessariamente uma coisa ruim. Mas tem sido relatado que o xilitol pode ter um efeito laxante sobre cães que, combinado com vômitos, também pode causar desidratação.
Convulsões

Assim como as pessoas diabéticas sofrer ataques quando os níveis de açúcar no sangue subir ou cair rapidamente , isso pode acontecer com cães quando ingerem xilitol. Doses intravenosas de glicose pode ser usado para controlar a hipoglicemia , seguido por refeições pequenas e freqüentes depois que o animal está respondendo ao tratamento .
Danos hepática ou insuficiência

Um dos principais funções do fígado , entre outras coisas, para armazenar açúcar extra para evitar a escassez . Assim, quando ocorre hipoglicemia eo fígado não tem os níveis de açúcar adequados , torna-se estressado e suas outras funções tornam-se afetados também.
Morte

O prognóstico para uma recuperação bem sucedida é bom se o tratamento for iniciado dentro de uma hora após a ingestão de xilitol. Mas a progressão dos efeitos são rápidos , ea morte pode ocorrer dentro de 12 a 14 horas , se o tratamento não for administrado .