Informações sobre o cavalo Nokota

O cavalo Nokota tem suas raízes no século 19 a história do Velho Oeste. Hoje, Nokotas vaguear livre em Theodore Roosevelt National Park , no sudoeste da Dakota do Norte. Rodeios National Park Service patrocinados ao longo do século 20 devastou a população e diluiu o conjunto de genes , mas Nokotas estão fazendo lentamente um retorno através de programas de melhoramento privadas. História

Modern Nokotas descendentes de diversas linhagens , de acordo com Peabody Museu de Arqueologia e Etnologia Associado curador e especialista cavalo Nokota Dr. Castelo McLaughlin , Ph.D. Em " Nokota em Breve História ", ela afirma que os cavalos espanhóis, cavalos selvagens e estoque canadense todos desempenhado um papel no desenvolvimento da raça , durante os séculos 18 e 19 .

Como os nativos americanos foram forçados em reservas no último metade do século 19, os cavalos foram mortos ou integrados em rebanhos da fazenda. Dois fazendeiros , McLaughlin escreveu , criados ativamente cavalos nativos americanos. Um nobre francês, o marquês de Mores , comprou cavalos confiscados de chefe Lakota Sitting Bull , mais tarde vendendo 60 éguas ao companheiro fazendeiro AC Huidekoper . Huidekoper por sua vez, cruzou-as com puros-sangues e rascunhos Percheron . Alguns de seus descendentes eventualmente tornou-se selvagem e povoaram a área que hoje é Parque Nacional Theodore Roosevelt.
Endangerment

medida que os dias alcance aberta chegou ao fim e pecuaristas vedada de suas terras , o número de Nokota selvagem diminuiu. Quando Parque Nacional Theodore Roosevelt fechado mais ermo no final de 1940 , McLaughlin escreveu , cercas do parque preso alguns Nokotas , tornando-os National Park Service (NPS) propriedade. A partir de 1950, o NPS conduziu batidas regulares de cavalos dentro do parque , vendendo os Nokotas capturados em leilão.
Preservação

de 1979 , Dakota do Norte fazendeiros , Frank e Leo Kuntz , começou a comprar Nokotas e produzi-las cuidadosamente para preservar linhagens históricas e conformação tradicional e coloração.

criadores Pensilvânia Blair e Charlie Fleishmann juntou esforços de preservação . Em 1999, eles fundaram a Nokota Cavalo Conservancy e estabeleceu um registro da raça e banco de dados para rastrear conhecidas linhagens Nokota .

O National Park Service agora "mantém um rebanho de 70 aos 110 animais para que os visitantes podem experimentar a cena ermo como ele apareceu durante o intervalo aberto pecuária era de Theodore Roosevelt " . O parque ainda patrocina rodeios , que mantêm os números da população estável.

Características

Nokotas vêm em dois tipos . " Rancho" ou tipos "tradicionais" são atarracados e olhar muito semelhante à pinturas de cavalos selvagens e pôneis indianos do século 19 . Nokotas "parque" estão mais elegantemente construído, os filhos de garanhões nacionais introduzidas para rebanhos selvagens pelo NPS.

Cores Nokota comuns incluem roan azul , o que é raro na maioria das outras raças. Fotografias no Parque Nacional de Theodore Roosevelt site mostra Nokotas também vêm em cinza, preto , castanho , louro , roan, dun e uma variedade de padrões de pinto .
Reconhecimento

o Nokota recebeu reconhecimento especial nos últimos anos.

em 1993, tornou-se o Nokotas " Honorary Estado Equine " em Dakota do Norte .

Frank e trabalho de preservação de Leo Kuntz ganhou um lugar no " ABC World Notícias com Peter Jennings " , em 1996.

Breyer , uma empresa de fabricação modelo cavalo, criou uma figura Nokota edição limitada para o ano de 2007.

Também em 2007, um garanhão roan azul estreou no famoso Kentucky Horse Park, em Lexington, Kentucky. Ele participou da Parada popular de Raças exposição.

Em 2008, o adestramento de prestígio em Devon Horse Show introduziu um evento especificamente para Nokotas .