# >> Animais de estimação > >> Aves >> Aves de estimação
Aves, mamíferos e répteis compartilham várias características da pele epidérmica, incluindo:
1. Epiderme :Todos os três grupos de animais possuem epiderme, que é a camada mais externa da pele.
2. Queratinização :As células da epiderme em aves, mamíferos e répteis passam por um processo denominado queratinização, onde ficam preenchidas com uma proteína chamada queratina. Este processo resulta na formação de uma camada externa de pele resistente e protetora.
3. Escamas e Penas :Aves e répteis possuem escamas, que são pequenas placas sobrepostas feitas de células queratinizadas. Os mamíferos, por outro lado, possuem cabelos ou pelos, que são apêndices cutâneos especializados feitos de queratina. Tanto as escamas quanto os cabelos proporcionam proteção e isolamento ao corpo.
4. Glândulas :Aves, mamíferos e répteis possuem glândulas na epiderme, que são estruturas especializadas que secretam várias substâncias. Por exemplo, os mamíferos têm glândulas sudoríparas para regulação da temperatura, as aves têm glândulas de alisamento para impermeabilizar as penas e alguns répteis têm glândulas odoríferas para comunicação e defesa.
5. Pigmentação :Aves, mamíferos e répteis apresentam pigmentação na pele devido à presença de células pigmentares chamadas cromatóforos. Essas células contêm pigmentos como melanina, carotenóides e pteridinas, que dão cor e padrões à pele.
6. Sensação :A epiderme em aves, mamíferos e répteis contém estruturas sensoriais especializadas, como terminações nervosas e receptores de toque, que lhes permitem sentir vários estímulos como temperatura, toque, pressão e dor.
Apesar destas características partilhadas, existem também diferenças significativas nas estruturas e composições da pele epidérmica entre aves, mamíferos e répteis, reflectindo as suas diversas adaptações evolutivas a diferentes ambientes e estilos de vida.