Comparando sentidos entre gatos e coelhos

gatos e coelhos tanto fazer maravilhosos animais de companhia , mas, como os mamíferos que evoluíram para duas maneiras muito diferentes de vida, eles têm diferenças significativas quando se trata de seus sentidos. Sentidos aguçados de um gato são altamente adequados para uma vida carnívora como um predador, enquanto o coelho suave aprendeu a manter um olhar atento para fora , para que não acabar como presas de outro animal. Visão

olhos de um gato são semelhantes a um ser humano em sua estrutura básica, mas têm várias adaptações distintas para seu benefício , incluindo uma terceira pálpebra , o que ajuda a manter os olhos úmidos e fornece proteção durante confrontos com outros predadores e presa. Os olhos têm também um tapetum lucidum , que é uma camada de tecido por baixo da retina, que reflecte a luz e dá -lhes uma sensibilidade à luz , que é de cerca de seis vezes maior do que o dos seres humanos . Os olhos de um coelho evoluiu para assistir de forma eficiente para os predadores , por isso a colocação de olho no crânio é alto e posicionado para os lados , o que dá o coelho uma ampla gama de visão à distância, mas um ponto cego em frente de seu rosto. Coelhos também têm limitado a percepção de profundidade , e ambos os animais têm limitado a percepção da cor .
Ouvindo

estrutura da orelha do gato , como a estrutura do ouvido humano , inclui um ouvido externo , um meio orelha e um ouvido interno , com uma earflap , tímpano e cóclea , que trabalham em conjunto para processar as vibrações sonoras e passar informações para o cérebro do gato. Os gatos têm uma gama de audição maior do que coelhos , com a capacidade de ouvir freqüências de 45 a 64.000 hertz , ou ciclos por segundo. Orelhas de coelho são semelhantes em estrutura interna de um gato , e pode fazer -se uma percentagem significativa da superfície total do corpo dos animais - por exemplo , as orelhas do gigante britânico representam 12 por cento de todo o seu corpo. Os coelhos são capazes de ouvir a partir de 360 a 42.000 Hz, dando-lhes uma gama de audição mais limitado do que os gatos .
Cheiro

Além das células receptoras em seus narizes, gatos e coelhos têm um órgão vomeronasal adicional que ajuda com o seu sentido olfativo. Nariz de um gato contém aproximadamente 67 milhões de células , enquanto que um coelho pode ter 100 milhões. Ambos os animais usam os seus sentidos do olfato para se comunicar com outros membros de sua espécie e para saber mais informações sobre os seus arredores. Coelhos também usar o olfato para localizar comida, mas os gatos não usar o olfato para localizar a presa
Prove

Coelhos ofuscar gatos significativamente na área de gosto : . Europeu doméstico coelho tem cerca de 17.000 papilas gustativas , enquanto que um gato tem apenas 500. Os coelhos podem sabor amargo , doce, salgado e azedo, assim como os humanos , e preferem sabores doces a qualquer outro. Os gatos são o único mamífero não é capaz de provar os doces , muito provavelmente , porque eles evoluíram como predadores que comem apenas carne.
Toque

Ambos os gatos e coelhos têm bigodes , ou vibrissas , que são os cabelos com os nervos na base que se estendem sentido de um animal de toque e orientação além de sua pele exterior . Os coelhos têm entre 20 e 25 bigodes de cada lado do lábio superior , que eles usam para a navegação e alimentação , especialmente porque eles têm um ponto cego em frente de seus rostos. Os gatos têm um número semelhante de bigodes , que eles usam para perseguir uma presa , determinando movimentos do ar a partir de objetos próximos ou animais, bem como avaliar a sua localização actual.