Efeitos colaterais de clindamicina Gotas em um gato

Clindamicina é um antibiótico na classe lincosamida , administrado por via oral para cães e gatos para combater infecções bucais , abcessos, infecções ósseas e ferimentos profundos . Efeitos colaterais clindamicina são consideradas raras , mas existem vários deles , alguns mais graves do que outros . As gotas orais também são conhecidos por ter um sabor particularmente amargo, mas que pode ser combatido através de refrigeração , o que parece aborrecido o gosto um pouco . Side Effects comum

Vômitos e diarréia são os efeitos colaterais mais comuns . Enquanto diarréia leve não é muito grave , é algo que precisa ser monitorado. Se a diarréia do gato torna-se muito aguado ou contém sangue, parar de dar -lhe a clindamicina e contacte o seu veterinário. Perda de apetite e perda de peso, especialmente em conjunto com vômitos, são sintomas de uma possível overdose. Se o seu gato mostra esses sintomas ao tomar clindamicina , entre em contato com seu veterinário e interromper o uso .

Reacções alérgicas

Se o seu gato é alérgico a lincomicina , um antibiótico relacionado, clindamicina pode causar uma reacção alérgica semelhante . Os sintomas de uma reacção alérgica incluem inchaço , erupções cutâneas ou urticária . Gengivas pálidas também podem ocorrer, no entanto, que pode ser um sinal de desidratação causada por diarréia. Em ambos os casos , você deve contactar o seu veterinário. O sinal mais grave de uma reação alérgica é apreensão e deve contactar o seu veterinário imediatamente deve ocorrer convulsões .
Fígado e rins

animais com insuficiência renal ou hepática doença não deve usar clindamicina . Se nenhuma outra opção está disponível , exames de sangue regulares deve ser dado. Mesmo os animais sem doença renal ou hepática deve ser testado em uma base regular se o gato toma a medicação por mais de um mês. Estes testes são necessários para se certificar de que a droga é limpar o sistema do gato e para evitar uma overdose.
Grávidas e lactantes Cats

clindamicina é capaz de passar através da placenta durante a gestação , e através do leite de gatos de enfermagem. O efeito colateral mais comum é a diarréia em gatinhos de enfermagem , mas não se esqueça de informar o seu veterinário se o seu gato está grávida ou amamentando. Se os gatinhos eram prematuros ou ter outras condições , o veterinário pode decidir usar um antibiótico diferente.
Interações Medicamentosas

clindamicina torna-se menos eficaz quando usado em combinação com eritromicina , um outro antibiótico . Ele deve ser usado com cautela , se o gato está no uso de bloqueadores neuromusculares , que são normalmente administrados por veterinários antes de operações. Verifique se o seu veterinário sabe sobre todos os medicamentos que estão a dar , ou que tenham recentemente dado, seu gato.