Atrofia progressiva da retina em Gatos

atrofia progressiva da retina , comumente chamado PRA , é uma doença que causa a degradação gradual e morte das células no olho. PRA é relativamente raro em gatos , mas os gatos de raça pura são muito mais propensos do que housecats comuns a sofrer de PRA . A incidência é maior em abissínios , embora alguns casos foram relatados nas raças persas e siameses. Diagnóstico
Outras doenças ou lesões podem causar sintomas semelhantes .

Diagnóstico PRA envolve a exclusão de outras causas potenciais de perda de visão , como a cabeça ou lesões oculares, infecção por imunodeficiência felina ou vírus da leucemia felina , ou infecção pré-natal com toxoplasmose parasita. A degeneração da retina também pode ser causada por taurina, vitamina A, ou a deficiência de vitamina E, e é comum em gatos que são dietas caseiras alimentados.
Progressão
Pode levar algum tempo a notar sinais de PRA .

Os efeitos são graduais , mas indolor e começar logo após o gatinho abre os olhos , quando as células da retina primeiro desenvolver . Após um breve período de visão normal, a capacidade do gato para sentir a luz lentamente declina . Visão inicialmente torna-se pobre à noite. Como as células continuam a morrer , a visão à luz do dia é perdido bem , terminando em cegueira completa por 5 anos de idade . Os proprietários muitas vezes não conseguem perceber os primeiros sinais porque os gatos naturalmente adaptar-se a depender de olfato, audição e memória , em vez de visão.
Causas
O gene PRA felino é raro.

Feline PRA é uma doença genética . É encontrado em animais de raça pura porque foram puras ao longo de gerações para aumentar características desejáveis. Infelizmente , isso aumenta as características nocivas também. O gene para o PRA é uma doença rara e recessiva , o que significa que seus efeitos são bloqueados por um gene dominante , saudável na maioria dos gatos. Em gatos com PRA , o gene defeituoso não tem gene competindo para evitar os seus efeitos.

Nutrição
dietas comerciais são nutricionalmente som .

Não há nenhum método conhecido de prevenção PRA em um gato afetado . No entanto, alguns nutrientes apoiar a saúde dos olhos . Uma dieta equilibrada com quantidades adequadas de taurina , vitamina A , vitamina E e pode retardar a degeneração . De alta qualidade, dietas comerciais têm quantidades corretas desses nutrientes. Pet dietas da moda e alimentos congelados são conhecidos por causar deficiências . Consulte um nutricionista qualificado animais antes de dar suplementos.
Breeding
gatos afetados sempre tem um pai afetado ou avós .

PRA continua a ser herdada porque os gatos que carregam a doença continue a ser criados . Se o seu gato mostra sintomas, não criá-lo . Todos os gatos afetados devem ser esterilizados ou castrados . Se você comprar um de raça pura afetada, relatar o caso para o criador , que pode não ter notado a progressão da doença no animal progenitor . Se você pretende comprar um puro-sangue , buscar informações sobre as linhas de pais antes de escolher um animal. Abrigos têm muitos gatos saudáveis ​​de todas as raças e todas as idades .
Lidar com Cegueira
Cegueira não impedirá elevada qualidade de vida para o seu gato .

Cegueira em um gato não é um desastre. Se o gato é mantido em familiares, ambiente seguro , a sua qualidade de vida não serão muito afetados. Manter o gato dentro de casa e longe de áreas perigosas, como fogões quentes e águas abertas . Certifique-se de sua casa é calma e que os animais desordeiros e crianças não assustar ou perseguir o gato. Mantenha o ambiente do seu animal de estimação limpo e consistente , e ele vai dar a volta muito bem. Lembre-se, estes gatos se adaptar tão bem que leva a maioria dos donos de meses ou anos para notar sua cegueira progressiva.