Sinais e sintomas da raiva em Housecats

A raiva é uma doença viral transmitida principalmente através de mordidas de animais . Housecats correm menos risco para a raiva de animais de estimação com exposição significativa aos animais selvagens, embora possam obter a doença a partir de uma série de fontes . Os sintomas da raiva são essencialmente as mesmas em gatos domésticos como em outros mamíferos pequenos : um período de letargia seguido por agressão física degeneração e morte . Letargia

Os primeiros sintomas da raiva são mal-estar, febre e letargia. Em housecats , mal-estar pode se manifestar como ritmo mais lento de movimentos, perda da capacidade de engolir e rigidez articular . Sintomas da raiva geralmente não se manifestar até 20 dias a 6 meses após a exposição inicial do animal à doença , os proprietários do animal de estimação assim pode não ser sempre capaz de desenhar uma ligação directa entre a alteração de comportamento do seu animal e que o incidente que levou à infecção.

Agressão

Letargia é geralmente seguido por um período de comportamento agressivo, às vezes chamado de " raiva furiosa ", durante o qual os gatos apresentam os sintomas mais comumente associados com a raiva : hiperatividade , aumento da sensibilidade ao ruído e luz, e da violência. Para o fim deste período , o gato pode babar ou espuma pela boca. Gatos que exibem esses sintomas devem ficar em quarentena para evitar a propagação da doença para os seres humanos ou outros animais. Pessoas que tiveram contato com um gato com estes sintomas deve procurar atendimento médico .
Degeneration

Depois de 2 a 10 dias de sintomas de raiva , o gato introduzir um período de degeneração física que termina na morte . Rigidez articular pode chegar ao ponto de paralisia e pode ser acompanhada de perda de visão e audição. Dificuldade em respirar comumente causa animais a entrar em coma antes da morte. Os corpos de gatos infectados com raiva podem conter traços da doença e só deve ser manuseado por profissionais de controle animal. Não há tratamento conhecido para a raiva uma vez que os sintomas se manifestaram , muitos animais são sacrificados antes da fase final da degeneração ocorre .
Variação

A raiva é um vírus de rápida evolução , e os sintomas podem variar de animal para animal. Alguns gatos seguirá diretamente a partir de um período de letargia a coma degenerativa ( uma progressão chamado de " raiva latente " ) , enquanto outros podem manifestar sintomas agressivos com pouco aviso prévio. Proprietários familiarizadas com o temperamento do seu gato deve estar atento para quaisquer mudanças bruscas de comportamento. O melhor tratamento para a raiva é a vacinação preventiva , que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos recomenda para todos os animais domesticados .