# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
Não é comum, mas não é totalmente inédito Para um gato com gatinhos tomar gatinhos de outro gato como seu.
Aqui está o porquê:
* Instintos maternos: Os gatos são naturalmente inclinados a cuidar de jovens, mesmo que não sejam seus. Isso é especialmente verdadeiro se o gato mãe estiver passando por uma onda de hormônios após o parto.
* Falta de mãe: Se uma mãe gato morrer ou abandonar seus gatinhos, outro gato pode intervir para preencher o vazio. É mais provável que isso aconteça se o outro gato tiver dado recentemente à luz.
* perfume semelhante: Se os gatinhos estiverem em contato com a mãe gato e têm seu perfume, pode ser mais fácil para um gato diferente aceitá -los como seu.
fatores importantes a serem considerados:
* Agressão: Embora uma mãe gato possa aceitar inicialmente os gatinhos, ela pode se tornar agressiva para eles mais tarde.
* Competição: Se a mãe gato tiver seus próprios gatinhos, pode ter menos probabilidade de cuidar ou cuidar dos gatinhos adicionais.
* Riscos de saúde: Há um pequeno risco de transmissão de doenças se o gato mãe não for a mãe biológica dos gatinhos.
O que fazer se você vê isso acontecendo:
* Monitore a situação: Observe cuidadosamente como a mãe gato interage com os gatinhos. Se ela parecer agressiva ou negligente, talvez seja necessário intervir.
* Forneça suporte: Certifique -se de que os gatinhos tenham acesso a alimentos, água e um ambiente seguro e limpo.
* Consulte um veterinário: Se você tiver alguma preocupação com a saúde da mãe gato ou o bem-estar dos gatinhos, procure aconselhamento profissional.
É sempre melhor errar por cautela e garantir que os gatinhos sejam adequadamente atendidos.