# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
A coloração preta e branca em gatos, como na maioria dos mamíferos, é determinada por seus genes . Aqui está um colapso:
* Genes de pigmento : Os gatos têm genes que controlam a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor do pêlo. Dois tipos principais de melanina estão envolvidos:
* eumelanina: Produz pigmentos pretos e marrons.
* feomelanina: Produz pigmentos amarelos avermelhados.
* Genes do padrão: Esses genes controlam como a melanina é distribuída. Alguns genes determinam se o pigmento está espalhado uniformemente pelo casaco, enquanto outros criam manchas ou listras.
* O locus S: Um complexo de genes que determina a distribuição do pêlo branco. É responsável por muitos dos padrões clássicos:
* s (Spotting): Este gene cria manchas de pêlo branco no corpo. Quanto mais dominante o gene S, mais pêlo branco estiver presente.
* w (branco): Este gene produz pêlo branco e pode até afetar a cor dos olhos. O gene w pode ser dominante ou recessivo.
Veja como esses genes funcionam juntos para criar gatos pretos e brancos:
1. presença de eumelanina: O gato deve ter os genes para produzir a eumelanina para o pêlo preto.
2. ausência de feomelanina: O gato precisa de falta ou feomelanina reduzida para evitar tons marrons ou laranja.
3. Genes do padrão: Os genes de padrão específicos determinarão o arranjo do pêlo preto e branco.
Exemplos:
* Tuxedo Cat: Esse padrão é frequentemente causado pelo gene de um dominante, levando a um corpo preto com um peito branco, barriga e patas.
* Calico Cat: Esse padrão é frequentemente causado por uma combinação de genes que criam manchas de pêlo preto, branco e laranja.
* Piebald Cat: Esse padrão resulta de uma combinação de genes que criam uma distribuição mais uniforme de pêlo preto e branco, com o branco frequentemente dominante.
é importante observar:
* A genética da cor do casaco é complexa e pode haver muitas combinações de genes diferentes que resultam em gatos pretos e brancos.
* Fatores ambientais, como dieta e exposição ao sol, também podem afetar a intensidade do pigmento.
Portanto, embora os genes específicos envolvidos possam variar, é a interação desses genes de pigmento e padrão que cria os belos padrões em preto e branco que vemos em gatos.