# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
1. Problemas médicos:
- Infecções do trato urinário (UTIs):
Gatos com ITUs podem sentir desconforto ou até dor ao urinar, levando -os a evitar a caixa de areia.
- Doença renal:
Os problemas renais podem afetar a capacidade de um gato de concentrar a urina, levando a acidentes fora da caixa de areia.
- Diabetes:
O diabetes descontrolado pode aumentar a sede de um gato e a produção de urina, dificultando o alcance da caixa de areia no tempo.
- Outros problemas físicos:
Artrite ou problemas musculoesqueléticos podem dificultar a entrada e a saída da caixa de areia confortavelmente para os gatos.
2. Problemas da caixa de areia:
- lixo sujo:
Os gatos são animais muito limpos e podem se recusar a usar uma caixa de areia suja. É essencial pegar sólidos diariamente e mudar toda a ninhada regularmente.
- Tamanho inadequado da caixa de ninhada:
A caixa de areia deve ser grande o suficiente para o gato se virar e cavar confortavelmente e enterrar seus resíduos.
- Tipo de lixo inadequado:
Alguns gatos podem não gostar da textura ou do cheiro de um tipo específico de lixo. Tente tipos diferentes até encontrar um gato prefere.
- Número insuficiente de caixas de areia:
A regra geral é ter uma caixa de ninhada por gato, mais um extra.
3. Estresse ou ansiedade:
- Mudanças na rotina:
Os gatos são criaturas de hábitos e podem ser estressados por mudanças em sua rotina diária, como se mover, um novo animal de estimação ou mudanças na família.
- Estressores ambientais:
Ruídos altos, movimentos repentinos ou outros estressores no ambiente podem causar ansiedade em gatos, levando a uma micção inadequada.
- conflito com outros animais:
Se o seu gato se sentir ameaçado ou intimidado por outro animal de estimação da casa, poderá evitar a caixa de areia e marcar seu território em outro lugar.
4. Comportamento de marcação:
- Gatos intactos:
Gatos masculinos não neutro (Tomcats) e gatos femininos não pagos (rainhas) podem marcar seu território pulverizando a urina em superfícies verticais.
- marcação relacionada ao estresse:
Mesmo gatos castrados ou esterilizados podem desenvolver o comportamento de marcação relacionado ao estresse como uma maneira de comunicar ansiedade ou insegurança.
5. Questões comportamentais:
- Aversão à caixa de areia:
Alguns gatos desenvolvem uma associação negativa com a caixa de ninhada devido a experiências negativas anteriores, como serem assustadas enquanto a usam.
- Comportamento de busca de atenção:
Os gatos podem urinar fora da caixa para obter atenção de seus proprietários.
6. Condições comportamentais subjacentes:
- Síndrome da disfunção cognitiva:
Em gatos mais velhos, problemas cognitivos como CDs podem causar confusão e desorientação, levando a uma eliminação inadequada.
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC):
Gatos com TOC podem desenvolver comportamentos persistentes e repetitivos, incluindo eliminação inadequada.
Se o seu gato começar a fazer xixi fora da caixa de areia, é essencial resolver o problema imediatamente. Leve -os ao veterinário para descartar quaisquer condições médicas. Depois que quaisquer problemas médicos forem abordados, você pode trabalhar para resolver os fatores comportamentais ou ambientais que causam o problema. Paciência, entendimento e algumas tentativas e erros podem ser necessários para ajudar seu gato a voltar a usar a caixa de areia de forma consistente.