Traços dominantes e recessivos em Cães

Em genética do cão, cada gene tem duas cópias , um de cada pai . Se o indivíduo tem duas versões diferentes de um gene em particular , eles podem interagir em duas formas básicas . Um gene dominante vai mascarar a presença de um recessiva . Como resultado, os traços recessivos (traços causadas por genes recessivos ) são apenas expressos em indivíduos com dois genes recessivos idênticos. Traços simples mendeliana
casaco curto Este suave do collie é geneticamente recessiva ao longo casaco visto na maioria dos collies .

Muitos traços seguem o padrão dominante e recessivo simples de herança. Estes são chamados de traços mendeliana, após o monge que primeiro percebeu essas características. Em cães , os traços dominantes mendeliana incluem uma mordida correta, olhos escuros , a presença de uma barbela ( pele solta no pescoço ) , orelhas longas , orelhas eretas e um casaco curto . Traços recessivos mendeliana incluem mais - ou underbites , cores mais claras dos olhos, a falta de uma barbela , orelhas curtas , orelhas de abano e um casaco comprido .
Labrador Retriever cor da pelagem
Dois conjuntos de genes determinam a cor da pelagem de um labrador . pelagens

Labrador Retriever são determinadas por dois conjuntos independentes de genes , chamado B - e E - loci . O B - lócus determina a presença ou ausência de pigmento negro e é dominante sobre a falta de pigmento preto . Se o gene dominante está presente, o Labrador Retriever será preto . Se existem duas cópias do gene recessivo , o cão vai ser chocolate ou amarelo , dependendo do local de E- . No E- loco , o gene para o chocolate Labrador Retriever é dominante sobre o gene para amarelo Labrador Retriever .
Doenças X vinculadas -
doenças gentic no X e cromossomos Y seguem um padrão específico.

Algumas doenças envolvem os cromossomos sexuais , os cromossomos X e Y . Uma vez que o cromossoma Y tem apenas alguns genes em que , a maior parte destes genes agem de maneira diferente em cães machos . Nas fêmeas , esses genes agem como genes dominantes ou recessivos regulares. Mas nos machos , apenas um gene está presente. Isto significa que, mesmo se houver apenas um alelo recessivo , que actua como um alelo dominante no sexo masculino . Distúrbios que seguem este padrão incluem atrofia progressiva da retina em Huskies e imunodeficiência severa ligada ao X combinados em Basset e Corgis .
Personalidade
O gene para a inteligência é dominante sobre o gene para uma falta de inteligência. Temperamento

em cães é uma característica complexa . Mais de dois genes controlam a personalidade de um cão, e ambiente influencia -lo , por isso nem sempre segue um padrão simples . No entanto , existem algumas generalizações , que são geralmente aceites . Por exemplo , parece que a inteligência é geneticamente dominante sobre genes não-inteligentes . Além disso, um temperamento tranqüilo keeled é recessivo para ambos um temperamento tímido e um temperamento vicioso.