# >> Animais de estimação > >> Cães >> Reprodução de cães
A criação seletiva tem sido usada para criar uma ampla gama de organismos com características desejadas, incluindo:
Animais domésticos:
* cães: Desde o minúsculo Chihuahua até o enorme grande dinamarquês, a criação seletiva produziu mais de 300 raças de cães com diversos tamanhos, aparições, temperamentos e habilidades.
* gatos: Diferentes raças de gatos, como persa, Maine Coon e Siamese, foram desenvolvidas através de criação seletiva para seus padrões exclusivos de revestimento, comprimento de pêlos e personalidade.
* cavalos: Desde o poderoso cavalo de draft até a graciosa árabe, a criação seletiva criou cavalos adequados para trabalho, transporte e esporte.
* gado: As vacas leiteiras foram criadas para a produção de leite alta, enquanto o gado de corte foi selecionado para a qualidade e o tamanho da carne.
* ovelhas: Ovelhas foram criadas para diferentes qualidades de lã, produção de carne e produção de leite.
* porcos: Diferentes raças de porcos foram desenvolvidas para produção de carne e resistência a doenças.
plantas:
* milho: As variedades modernas de milho foram criadas seletivamente de um ancestral pequeno e selvagem para produzir orelhas grandes e de alto rendimento.
* trigo: As variedades de trigo foram desenvolvidas para resistência a doenças, rendimento melhorado e melhores qualidades de panificação.
* arroz: As variedades de arroz foram criadas para altos rendimentos, tolerância à seca e teor de nutrientes.
* frutas e vegetais: Muitas frutas e vegetais foram criados seletivamente para um tamanho maior, melhor sabor e melhor resistência a doenças.
Outros organismos:
* Microorganismos : Os microorganismos são comumente usados na biotecnologia e foram criados seletivamente para aplicações específicas, como produzir enzimas, produtos farmacêuticos e biocombustíveis.
Exemplos de raças específicas:
* Golden Retriever: Criado por suas habilidades de caça e temperamento amigável.
* vaca Holstein: Criado para produção de leite alta.
* gado de corte de angus: Criado para carne bovina de alta qualidade.
* ovelha merino: Criado por sua lã fina.
* Yorkshire Pig: Criado para produção de carne.
É importante observar que, embora a criação seletiva tenha produzido muitos organismos benéficos, ele também pode ter consequências não intencionais, como consanguinidade e diversidade genética reduzida. As considerações éticas são cruciais ao se envolver em práticas seletivas de criação.