Segmentos da tênia Adulto

Tênia é o nome comum dado a uma classe de platelmintos parasitas que habitam o trato digestivo de vertebrados. Eles podem ser encontrados em animais de estimação como cães e gatos , mas também em animais e , por vezes, em seres humanos. Dependendo das espécies , vermes podem crescer a partir de vários centímetros até 40 metros de comprimento . Uma tênia adulta tem dois segmentos principais, o escólex e estróbilo . Scolex

O escólex é a cabeça da tênia . Dependendo da espécie que tem ou ventosas, ganchos ou dentes que são usados ​​para anexar à parede do intestino de seu hospedeiro. O centro do nervo principal encontra-se no escolex e é conhecido como um gânglio . A cabeça é presa ao pescoço , onde novos segmentos chamados proglotes crescer. Eles empurram os segmentos mais velhos em direção à cauda.
Estróbilo

O corpo de uma tênia se assemelha a um pequeno pedaço de fita. Ela é composta de muitos segmentos independentes , conhecidos como proglotes , que são chamados coletivamente estróbilo . A tênia absorve os nutrientes do alimento consumido pelo hospedeiro através da membrana. Alguns platelmintos usar células de chama, uma célula excretor especializado que funciona semelhante a um rim para remover os resíduos , e estes estão localizados em cada um dos segmentos do estróbilo .
Proglotes

Cada proglote de uma tênia é idêntico. Eles contêm, cada macho e trato reprodutivo feminino, bem como um sistema digestivo . O proglotide fertiliza -se e produz ovos do parasita . Como a tênia cresce as proglotes mais velhos são movidas para o fim de estróbilo , empurrado pelos novos segmentos cultivados pelo pescoço . Por a fase de atingirem a cauda do proglotide é simplesmente um saco de ovos . Em seguida, é destacada e excretada pelo anfitrião.
Infecção

Enquanto uma infecção por tênia não costuma causar dor, algumas pessoas fazem experiência diarreia , desconforto abdominal superior e uma perda de apetite . Você pode reconhecer uma infecção por tênia , examinando as fezes. Os segmentos proglottid pode ser encontrado nas fezes de um hospedeiro infectado . Eles aparecem como vermes brancos e pode se mover. A medicação oral de niclosamide , praziquantel ou albendazol pode ser levado para os seres humanos . No caso de animais de estimação , consulte o seu veterinário.