# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
Enquanto a maioria dos cães adultos necessitam de vacinação anual , filhotes exigem a vacinação de reforço define 3-4 semanas de intervalo a partir de seis a oito semanas de idade até cerca de 16 a 20 semanas de idade. Uma vez que os filhotes crescem em cães adultos , eles podem ser imunizadas durante o seu exame físico anual.
Cinomose
A vacina protege contra a cinomose a cinomose , hepatite, leptospirose , parainfluenza , vírus parvo e corona . Em cães adultos , é dada anualmente. Em filhotes , o primeiro grupo é dado em seis a oito semanas sem lepto , o segundo grupo é dada às nove a 11 semanas sem lepto , o terceiro grupo é dada às 12 a 16 semanas com lepto , e o quarto grupo é dado em 16 a 20 semanas com lepto .
Bordetella
a vacina protege contra bordetella tosse do canil e é dada a cada seis meses ou uma vez por ano para cães adultos. Em filhotes é geralmente dada por via intranasal em seis a oito semanas de idade ou por inoculação em seis a oito semanas e depois novamente às nove a 11 semanas .
Lyme
Em cães adultos , a vacina de Lyme é dada anualmente . Em filhotes , a primeira série é dada em 12 a 16 semanas ea segunda série é dada em 16 a 20 semanas
Raiva
Dependendo dos regulamentos de cada Estado , em cães adultos o vacina contra a raiva é dada ou anual ou a cada três anos . Em filhotes é geralmente dada apenas uma vez o cachorro é de 12 semanas de idade ou mais .
Aviso
Há relatos sobre o perigo do excesso de vacinação de animais de estimação ( consulte Recursos). É melhor consultar com um médico veterinário está a fim de avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios da vacinação de cães em uma base anual .
Considerações
Cada clínica veterinária pode seguir diferentes esquemas de vacinação, de modo que o esquema vacinal acima é apenas para informação geral. Consulte um veterinário se o seu cão tem problemas de saúde especiais .