Por que um cachorrinho mastiga e destrói coisas quando é deixado sozinho?

Existem vários motivos pelos quais um filhote pode mastigar e destruir coisas quando deixado sozinho.

* Tédio. Os filhotes são curiosos e brincalhões por natureza e precisam ser estimulados tanto física quanto mentalmente para se manterem felizes e saudáveis. Se um filhote ficar sozinho por muito tempo sem nada para fazer, ele pode ficar entediado e começar a mastigar coisas como forma de se divertir.
* Ansiedade. Os filhotes também podem mastigar e destruir coisas como forma de aliviar a ansiedade. Se um filhote estiver ansioso ou estressado, ele pode mastigar coisas como forma de se consolar. Fontes comuns de ansiedade em filhotes incluem ser deixado sozinho, ser separado da mãe ou dos irmãos da ninhada ou estar em um novo ambiente.
* Dentição. Os filhotes começam a ter dentes por volta dos 3-4 meses de idade e esse processo pode ser desconfortável para eles. Mastigar coisas pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto da dentição.
* Instinto. Alguns cães são simplesmente mais propensos a mastigar coisas do que outros. Muitas vezes, esse é um comportamento instintivo transmitido por seus ancestrais. Lobos e outros cães selvagens mastigam coisas para ajudá-los a limpar os dentes, manter a força da mandíbula e explorar o ambiente.

Se você está preocupado com o comportamento de mastigação do seu cachorro, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a resolver isso.

* Forneça muitos brinquedos e atividades. Certifique-se de que seu filhote tenha uma variedade de brinquedos para brincar e gire-os regularmente para mantê-los interessantes. Você também pode fornecer brinquedos interativos que desafiem a mente do seu filhote e o mantenham entretido.
* Exercite seu cachorro regularmente. O exercício físico pode ajudar a cansar o seu cachorro e reduzir o seu tédio. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia, ou mais se o seu cachorro for uma raça de alta energia.
* Estabeleça uma rotina consistente. Os filhotes prosperam na rotina, então tente alimentá-los, passear e brincar com eles no mesmo horário todos os dias. Isso os ajudará a se sentirem mais seguros e menos ansiosos.
* Treine seu cachorro para se comportar adequadamente. Se você pegar seu cachorro mastigando algo que não deveria, redirecione imediatamente sua atenção para um brinquedo para roer. Você também pode usar reforço positivo, como elogios ou guloseimas, para recompensar seu filhote por bom comportamento.
* Considere contratar uma babá ou passeador de cães. Se você vai ficar longe de casa por um longo período de tempo, considere contratar uma babá ou passeador de cães para ver como está seu filhote. Isso ajudará a evitar que fiquem entediados ou ansiosos e a evitar que mastiguem coisas.

Se o comportamento de mastigação do seu cachorro for grave ou não melhorar com as dicas acima, converse com seu veterinário. Eles podem ajudá-lo a descartar quaisquer condições médicas subjacentes e recomendar técnicas adicionais de modificação de comportamento.