Por que os cães são cegos para cores?

Os cães não são totalmente daltônicos, mas têm visão limitada das cores em comparação aos humanos. Ao contrário dos humanos, os cães são dicromatas, o que significa que possuem apenas dois tipos de cones na retina, o que os torna incapazes de distinguir certas cores.

É um equívoco comum pensar que os cães só veem em tons de preto e branco. Na realidade, os cães veem principalmente cores em tons de azul e amarelo. Esse tipo de visão de cores é freqüentemente chamado de "daltonismo azul-amarelo" ou "visão dicromática". Os dois tipos de cones nas retinas de um cão são sensíveis a diferentes faixas de luz, permitindo-lhes diferenciar entre azuis, amarelos e cinzas.

Aqui está um resumo de como os cães veem algumas cores:

1. Azul e Violeta :os cães podem ver essas cores, mas podem confundi-las com tons de cinza ou roxo.

2. Amarelo, Laranja e Vermelho :Essas cores são percebidas como vários tons de amarelo. Os cães podem não distinguir entre vermelho e verde, pois essas cores podem parecer semelhantes a eles.

3. Verde, Marrom e Cinza :essas cores podem aparecer em vários tons de cinza ou em uma cor amarelo-esverdeada.

4. Preto e Branco :Os cães conseguem distinguir claramente entre preto e branco.

Embora os cães tenham percepção limitada das cores em comparação com os humanos, é importante lembrar que eles ainda dependem dos sentidos do olfato, da audição e da linguagem corporal para navegar e se comunicar em seu ambiente.