# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Cortar a cauda de um cachorro, também conhecido como encaixe na cauda, é um procedimento cirúrgico que só deve ser realizado por um veterinário licenciado por razões médicas. Ancorar a cauda de um cão por razões cosméticas é ilegal em muitos países e é considerada crueldade animal.
As complicações potenciais do encaixe da cauda incluem:
- sangramento, infecção e dor: O encaixe da cauda pode causar sangramento e dor significativos, especialmente se não forem executados adequadamente. A infecção também pode ocorrer se a ferida não for adequadamente cuidada.
- dano ao nervo: Cortar a cauda pode danificar os nervos que fornecem a cauda, o que pode levar à perda de sensação ou função na cauda.
- incontinência: Às vezes, o encaixe da cauda pode causar incontinência, pois os músculos que controlam o ânus estão localizados perto da base da cauda.
- Problemas comportamentais: O encaixe da cauda pode afetar o equilíbrio e a coordenação de um cão, o que pode levar a problemas comportamentais, como ansiedade, medo e agressão.
- aumentou a suscetibilidade à lesão: É mais provável que uma cauda ancorada seja ferida do que uma cauda natural, pois não possui pêlo e osso protetores.
Por esses motivos, o encaixe da cauda só deve ser considerado por razões médicas e nunca deve ser realizada para fins cosméticos.