Como o veterinário verifica a raiva no cachorro?

É importante entender que veterinários não "verifique" a raiva em um cachorro vivo . Aqui está o porquê:

* raiva é diagnosticada post-mortem. Um diagnóstico de raiva só é possível examinando o tecido cerebral de um animal falecido. Isso ocorre porque o vírus está presente na saliva e no tecido cerebral, mas não facilmente detectável em sangue ou outros fluidos corporais.
* A observação é fundamental. Se um cão está exibindo sintomas de raiva, como agressão, paralisia, espuma na boca ou comportamento incomum, é altamente provável que o animal tenha a doença. No entanto, um veterinário precisaria isolar o animal e fazer uma história da exposição potencial do cão a animais infectados para determinar a necessidade de testes adicionais.

Aqui está o que um veterinário * faz * quando um cachorro é potencialmente exposto à raiva:

1. Avalie a situação. O veterinário terá um histórico detalhado da exposição (por exemplo, que animal estava envolvido, como a exposição aconteceu etc.).
2. determinar o risco. Com base nas informações coletadas, o veterinário avaliará a probabilidade de o cão contratar a raiva.
3. isolar o cachorro. O cão provavelmente precisará ser isolado para observação, principalmente se houver um alto risco de infecção por raiva.
4. vacinar ou reforçar. Se o cão ainda não for vacinado contra a raiva, eles serão vacinados imediatamente. Se eles já estiverem vacinados, um tiro de reforço pode ser recomendado.
5. Monitor para sinais de raiva. O veterinário monitorará o cão de perto quanto a sinais de raiva.

Lembre -se:

* A raiva é uma doença grave e fatal.
* Se você acha que seu cão foi exposto à raiva, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
* Esteja ciente dos sinais de raiva em animais e evite o contato com qualquer animal que exiba esses sintomas.

Não tente diagnosticar a raiva você mesmo. Sempre procure atendimento veterinário profissional.