# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Cães normalmente não rosnar ou latir excessivamente ao dar à luz.
Aqui está o porquê:
* foco: Dar à luz é um processo fisicamente exigente e intenso. Os cães geralmente são muito focados na tarefa em questão e não têm energia ou inclinação para rosnar ou latir.
* Dor: Embora alguns cães possam choramingar ou choramingar devido ao desconforto, a maioria tem maior probabilidade de ofegar, respirar pesadamente e se concentrar em empurrar os filhotes.
* Instinto: O instinto de um cão mãe é proteger seus filhotes. O ruído excessivo pode atrair atenção indesejada ou predadores, colocando em risco ela e seus filhotes.
No entanto, existem algumas exceções:
* Mães pela primeira vez: As mães iniciantes podem ser um pouco mais vocais devido a nervosismo ou incerteza.
* Estresse: Se um cão estiver experimentando estresse ou complicações significativas durante o trabalho de parto, ela pode vocalizar mais, incluindo rosnar ou latir.
* Personalidade individual: Alguns cães são naturalmente mais vocais do que outros, e isso pode ser refletido durante o trabalho de parto.
Se você notar seu cão rosnando ou latindo excessivamente durante o trabalho de parto, é importante entrar em contato com seu veterinário imediatamente. Isso pode ser um sinal de angústia ou complicações.