# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Os macacos da floresta tropical se movem de várias maneiras, dependendo de suas espécies e do ambiente em que estão. Aqui estão alguns métodos comuns:
locomoção arbórea:
* braquiação: Esta é a maneira mais icônica que os macacos se movem. Eles usam seus braços longos para balançar de galho para galho. Muitas espécies, como gibões e orangotangos, são braquiadores altamente especializados.
* Locomoção quadrúpedal: Os macacos usam todos os quatro membros para caminhar ou correr ao longo de galhos. Este é um método mais comum para macacos menores, como macacos de esquilo.
* pulando: Alguns macacos saltam de galho para galho, usando suas pernas e caudas fortes para propulsão.
* escalada: Os macacos usam suas mãos e pés fortes para subir e descer as árvores.
Locomoção terrestre:
* Caminhando e correndo: Enquanto a maioria dos macacos é principalmente arbórea, algumas espécies passam uma quantidade significativa de tempo no chão. Eles usam as pernas para caminhar e correr.
* salte: Alguns macacos, como o macaco titi, são capazes de pular no chão.
Uso da cauda:
* Tail de pré -filial: Muitos novos macacos mundiais têm caudas de pré -nsil, que são fortes o suficiente para agarrar galhos e atuar como um quinto membro. Isso permite que eles fiquem de cabeça para baixo e se movam com grande agilidade.
Adaptações:
* membros fortes e mãos e pés agarrados: Os macacos evoluíram membros fortes, articulações flexíveis e mãos e pés para ajudá -los a navegar em seu complexo ambiente florestal.
* músculos poderosos: Eles têm músculos poderosos que lhes permitem balançar, pular e subir com uma velocidade e destreza incríveis.
* Adaptações sensoriais: Sua excelente visão e senso de olfato ajudam -os a navegar e encontrar comida.
No geral, os macacos têm uma gama diversificada de métodos de locomoção que lhes permitem prosperar na floresta tropical, movendo -se de maneira rápida e eficiente através das árvores e galhos.